Banner fixo lateral

Publicador de Conteúdos e Mídias

null Trabalho Seguro: coordenadora nacional participa de palestra sobre Prevenção de Acidentes do Trabalho no TRT-20 (SE)

A ministra destacou a importância do evento para debater temas como a saúde e segurança de trabalhadoras e trabalhadores.

28/8/2022 - A coordenadora nacional do programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Miranda, participou, nesta quinta-feira (28), da palestra com o tema "Saúde, Segurança e Prevenção de Acidentes do Trabalho",promovido pelo  Tribunal Regional do Traba da 20ª Região (SE), por meio do Programa Trabalho Seguro. O evento foi transmitido pelo canal oficial do YouTube do TRT-20. 

Na abertura, a ministra destacou a importância do evento para debater temas como a saúde e segurança de trabalhadoras e trabalhadores, a necessidade de espaço de debates sobre o assunto e a importância da participação de todos os TRTs para discutir o tema com a sociedade. A ministra falou ainda sobre a relevância da sociedade fazer o exercício da cidadania.

Dados

A ministra destacou os dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), nos últimos dez anos. “Entre os anos de 2012 e 2021, 22.954 mortes no mercado de trabalho formal foram registradas no Brasil. Apenas em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020. Esses números apontam a necessidade deste debate”.

A coordenadora também ressaltou os dados produzidos a partir da análise de procuradores do MPT. Segundo a análise, em 2019, houve 23.320 acidentes de trabalho nos frigoríficos brasileiros. “A atividade em frigoríficos brasileiros é uma das mais afetadas por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”

Participações

O evento também contou com a participação dos gestores regionais do programa, o desembargador Thenisson Santana Dória e a juíza Eleusa Maria do Valle Passos, titular da 8ª Vara do Trabalho de Aracaju. A advogada Lilian Jordeline Ferreira de Melo, o perito judicial Ronald Vieira Donald e o procurador do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) Márcio Amazonas Cabral de Andrade ministraram as palestras. 

Sobre o evento

A palestra foi realizada em alusão ao dia 27 de julho, que é celebrado como o marco nacional das medidas de Prevenção a Acidentes do Trabalho. Em 27 de julho de 1972 foram publicadas, pelo Ministério do Trabalho, as portarias nº 3236, que institui o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e n.º 3237, que tornou obrigatório os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em empresas com um ou mais empregados. Assim foi instituído o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho.

O dia foi criado para reforçar à sociedade a importância da conscientização quanto à questão da segurança e da saúde do trabalhador e tem como com objetivo levar a reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho determinam a saúde, acidentes e adoecimento dos trabalhadores.  O evento tem o apoio do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin20), da Escola Judicial 20 (Ejud-20) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (AMATRA XX).

(NV/AJ)