Banner fixo lateral

Publicador de Conteúdos e Mídias

null Coordenadora do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trava fala sobre a importância da prevenção em live da Canpat

O objetivo da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho é implementar uma cultura de prevenção em Saúde e Segurança do Trabalho no país.

27/7/2022 - A ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Alves Miranda Arantes, coordenadora nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, participou, na manhã desta quarta-feira (27/7), da live “Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho - 2022”, promovida pela Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat). O evento, transmitido pelo canal do YouTube da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (Enit), marca o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado na data de hoje.

Na abertura do evento, a ministra fez um alerta sobre a importância de ampliar uma cultura de prevenção, destacando que a prevenção é investimento e não gasto e, para prevenir, é necessário informação. “Não podemos permitir que nossos trabalhadores e trabalhadoras sigam se transformando em estatísticas e que não sejam pensadas ações estratégicas para mudanças urgentes no mundo do trabalho”. 

Dados

A ministra também apresentou dados produzidos a partir da análise de procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo ela, o estudo apontou que em 2019, houve 23.320 acidentes de trabalho nos frigoríficos brasileiros, o que representa aproximadamente 90 acidentes por dia, ao considerar 254 dias úteis de trabalho.  “A atividade em frigoríficos brasileiros é uma das atividades industriais que mais geram acidentes de trabalho no Brasil, conforme informações atuais”.

A coordenadora também citou dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, também do MPT. “Nos últimos 10 anos, entre os anos de 2012 e 2021, 22.954 mortes no mercado de trabalho formal foram registradas no Brasil. Apenas em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020”. 

Conscientização

A coordenadora destacou ainda que é necessário promover a conscientização de empregadores, trabalhadores e da sociedade do mundo do trabalho de forma que seja possível observar na prática um meio ambiente do trabalho seguro, direito fundamental do trabalhador, visando proteger a saúde e a vida das pessoas.

Canpat

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho realizada pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e pela Fundacentro, tem como tema a Gestão de Riscos Ocupacionais: identificar perigos, avaliar riscos e prevenir acidentes e doenças do trabalho. O objetivo da Canpat é implementar uma cultura de prevenção em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no país.
(NV/AJ)