Ir para o conteúdo principal

TRT-AL intensifica ações de conscientização e mobiliza sociedade no combate ao trabalho infantil - Trabalho Infantil CSJT

Publicador de Conteúdos e Mídias

TRT-AL intensifica ações de conscientização e mobiliza sociedade no combate ao trabalho infantil

Juíza Estefânia Reami Fernandes realizou atividade de sensibilização direta com o público no bairro do Jaraguá.

TRT-AL intensifica ações de conscientização e mobiliza sociedade no combate ao trabalho infantil.

24/3/2026 - Como parte do calendário de ações de 2026 voltadas à erradicação do trabalho infantil, a Comissão Regional de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) promoveu, no último sábado (21/3), mais uma iniciativa de engajamento social em Maceió, realizada no Armazém Usina, no bairro de Jaraguá. A mobilização ocorreu durante a Artnor. Na oportunidade, a juíza do TRT-AL, Estefânia Reami Fernandes, realizou uma atividade de sensibilização direta com o público, dialogando sobre a importância da proteção à infância e alertando para os prejuízos ocasionados por essa prática de exploração às crianças.

A Artnor foi uma feira realizada no bairro histórico de Jaraguá, promovida pelo Sebrae/AL, reunindo artesãos de diversas regiões do estado, além de programação cultural e gastronômica.Durante a ação, foram distribuídos marca-páginas com frases de impacto e reflexão, incentivando a sociedade a assumir uma postura ativa no enfrentamento do problema. Além da participação no evento, a juíza também circulou no entorno do espaço, ampliando o alcance da proposta.

A iniciativa também se estendeu ao evento Xangô Rezado Alto, manifestação cultural e religiosa realizada em celebração ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas, em 21 de março. O evento, marcado por cortejo, presença de afoxés e valorização da cultura afro-brasileira, resgata a memória do chamado “Quebra de 1912”, episódio de intolerância contra terreiros de candomblé em Alagoas.

A presença da magistrada nos dois eventos reforça a estratégia da Comissão de levar a pauta do combate ao trabalho infantil a diferentes espaços de convivência social, especialmente aqueles que reúnem grande diversidade de público.

Para a magistrada, a receptividade das pessoas foi um dos pontos altos da ação. “Foi um dia especial, com grande circulação de público, em que muitas pessoas puderam não apenas vivenciar a riqueza cultural do estado, mas também receber informações importantes sobre a necessidade de proteger crianças e adolescentes”, destacou.

A iniciativa integra um conjunto de ações contínuas da Comissão, que buscam ampliar a conscientização da sociedade e fortalecer a rede de proteção à infância, promovendo informação, reflexão e mudança de comportamento.

 

Fonte: TRT da 19ª Região