Publicador de Conteúdos e Mídias

Programa de Combate ao Trabalho Infantil realiza palestra na Vicunha Têxtil em parceria com Fiec

O evento foi realizado na unidade da Vicunha Têxtil em Maracanaú, contando com a participação de aprendizes, trabalhadores da empresa e de profissionais do SESI e do SENAI.

 

Na Vicunha Têxtil, mais de 200 aprendizes estão em formação.

1/10/2025 - O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), em colaboração com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o SESI e o SENAI Ceará, promoveu, nesta terça-feira (30/09), a palestra “Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem”. O evento foi realizado na unidade da Vicunha Têxtil em Maracanaú, contando com a participação de aprendizes, trabalhadores da empresa e de profissionais do SESI e do SENAI.

A palestra foi ministrada pelo juiz do trabalho Célio Timbó, com participação do desembargador Durval Maia, ambos gestores regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. A iniciativa visa fortalecer ações voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes, bem como promover a aprendizagem como um caminho seguro para o ingresso no mercado de trabalho.

Durante a palestra, Célio Timbó enfatizou a importância de acolher crianças e adolescentes, orientando-os em sua formação e estudos. Ele descreveu o trabalho infantil como uma “chaga na sociedade brasileira”, destacando a necessidade de oferecer a esses jovens oportunidades de formação profissional, educação e lazer, em vez de permitir trabalho precoce. A aprendizagem foi apresentada como “um canal seguro para introduzir crianças e adolescentes no mundo do trabalho”, afirmou.

Para o Gerente Industrial da unidade em Maracanaú, Kleiber Martins, ressaltou que a palestra reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento juvenil. Ele afirmou que essa iniciativa “fortalece o alinhamento e os trabalhos da própria Vicunha quanto ao respeito às pessoas e ao desenvolvimento dos jovens, através da oportunidade do primeiro emprego”.

Entre os aprendizes, Rafael Alves, de 18 anos, contou que a palestra refletiu sua própria realidade e a de seus colegas. “Achei muito boa porque justamente fala sobre o trabalho infantil. Tenho até amigos que, mesmo jovens, têm que fazer entrega de marmita de manhã, no sol. Eu mesmo, quando acabei de fazer 18 anos, fui trabalhar com entrega de marmitex. A aprendizagem mudou minha trajetória. Hoje, trabalho e aprendo na Vicunha”, afirmou.

A Coordenadora de Recursos Humanos da Vicunha Têxtil, Raquel Emilly Barbosa, ressaltou a necessidade da ação. “É uma satisfação poder apresentar os principais conceitos e a legislação que rege a aprendizagem, além de reforçar para nossos líderes a importância de nos engajarmos nesta causa. Nosso objetivo é erradicar o trabalho infantil e fortalecer a formação profissional por meio dos programas de aprendizagem nas empresas.”

Representando o SESI e o SENAI, a Gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (UNISSIN), Veridiana Sales, destacou a atuação conjunta das instituições. “A Federação das Indústrias, o SESI e o SENAI têm uma atuação forte no Ceará ao trazer a educação como pilar fundamental para o desenvolvimento social. Esse pilar só se fortalece com a união de instituições sérias, como o TRT da 7ª Região. A aprendizagem é o caminho certo: transforma vidas e garante acesso à educação e ao trabalho digno”, afirmou.

Também participaram do evento o Gerente do SENAI Maracanaú, João Giffoni; a Coordenadora de Educação da UNED, Karla Farias; o Coordenador de Educação Continuada da Unidade de Educação e Cultura (UNEC/SESI), Reverson Nascimento; a Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida da Vicunha, Juliana Melgaço; o Coordenador da Seção de Apoio aos Programas Regionais do TRT-7, José Osvaldo dos Santos; e a Bibliotecária do TRT-7, Rejane Albuquerque.

 

Fonte: TRT da 7ª Região