Publicador de Conteúdos e Mídias

null Juiz do Trabalho da 19ª Região (AL) participa de live sobre combate ao trabalho infantil nesta quarta (10)

O juiz do Trabalho Alonso Filho, gestor Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) participa nesta esta quarta-feira (10), às 16h, da live "Covid19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do Trabalho Infantil". Ele irá falar sobre o combate ao Trabalho Infantil, com a assistente social Marluce Pereira, da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). A transmissão será pelo o Instagram do Fetipat/AL: @fetipat.al.

A iniciativa da live é do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fetipat/AL) e integra a campanha nacional contra o trabalho infantil realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). A live marca o lançamento da campanha no Estado de Alagoas, coordenada pelo Fetipat/AL.

Na última terça-feira (9), o magistrado concedeu entrevista na Rádio Escola Difusora para falar sobre trabalho infantil. A ação é uma proposta do Projeto Educação pela Paz. O juiz Alonso Filho iniciou a entrevista lendo o poema de sua autoria “Criança prioridade absoluta”. Ele ressaltou a relevância de se discutir o assunto para se possa fazer reflexão e atentar para a importância de se respeitar o aspecto lúdico da criança e de se incentivar a formação escolar e do caráter.

Ele ainda destacou os prejuízos do trabalho infantil, como exclusões dos ambientes familiares, dos educacionais e dos mercados de trabalhos. Esclareceu aspectos legais relacionados ao menor aprendiz, direitos e garantias das crianças e encerrou cantando música de sua autoria “A infância é para sonhar”.

Programação

Nesta quinta-feira (11), às 17h, uma nova live será transmitida no perfil do Fetipat no Instagram. O tema “A saúde e segurança do trabalho dos adolescentes em tempos de COVID-19”  será debatido por Leandro Carvalho, auditor-fiscal do Trabalho (SRTE/AL/Fetipat) e por Alonso Filho, juiz do Trabalho da 19ª Região (AL).

A programação terá continuidade no dia 17/6, às 14h, num bate papo on-line com Aprendizes do CIEE dos Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema e participação de  Jéssica Michele, psicóloga, e Juliana Barros, assistente social do CIEE.

No dia 18/6, às 14h, o bate papo on-line será com Aprendizes do CIEE dos Municípios de Batalha, Coruripe, Maragogi, Penedo, São Miguel dos Campos. Os participantes serão José Roberto, da Plataforma dos Centros Urbanos-PCU Maceió, e Juliana Barros, assistente social do CIEE. 

No mesmo dia, às 17h, acontecerá a live “Configurações do Trabalho Infantil na Agricultura em Alagoas – uma discussão à luz do estudo O Trabalho Infantil na Agropecuária Brasileira: uma leitura a partir do Censo Agropecuário de 2017”. O debate terá a participação de Edjane Rodrigues dos Santos, secretária de Políticas Sociais da CONTAG; Rilda Maria Alves Jesuíno, secretária de Políticas Sociais da FETAG/AL e Marluce Pereira, representando a Coordenação Colegiada do FETIPAT/AL. A transmissão será feita no Facebook da FETAG/AL.

No dia 19/6, às 14h, o bate papo on-line será com Aprendizes do CIEE Maceió, com a participação de Fábio Rogério, conselheiro tutelar, e Juliana Barros, assistente social do CIEE.

Fonte: TRT da 19ª Região (AL)