Publicador de Conteúdos e Mídias

Evento em Criciúma debate a inserção do jovem aprendiz no mercado de trabalho

Encontro na ACIC, em 14 de outubro, discutirá combate ao trabalho infantil, cotas de aprendizagem e inclusão de jovens e PCDs no mercado de trabalho.

Imagem ilustrativa com o título: Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho.

18/9/2025 - No próximo dia 14 de outubro, Criciúma será palco de um encontro dedicado ao fortalecimento da aprendizagem profissional e ao combate ao trabalho infantil. O evento “Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho” reunirá representantes do setor empresarial, da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego e de instituições sociais para discutir caminhos de inclusão e qualificação de jovens.

O evento é aberto a empresários, gestores de RH, representantes de instituições sociais, educadores e demais interessados em fortalecer a inserção de jovens no mercado de trabalho de forma legal e qualificada. Com inscrições gratuitas, a iniciativa é da Justiça do Trabalho catarinense, por meio do  Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA).

Programação

Realizado na sede da ACIC, o evento inicia às 12h30, com o credenciamento, e a programação segue a partir das 13h15 com palestras e painéis sobre cumprimento de cotas de aprendizagem, inclusão de pessoas com deficiência, qualificação do jovem aprendiz e cases de sucesso empresarial.

Entre os participantes confirmados estão as gestoras do PCTIEA, desembargadora Maria de Lourdes Leiria (SC) e a juíza do trabalho Janice Bastos (região de Criciúma); o procurador do Trabalho Bruno Mano Teixeira; a auditora fiscal Luciana Xavier Sans de Carvalho, além de representantes de organizações sociais e entidades qualificadoras do município. A coordenadora de RH da Teixeira Têxtil irá apresentar o case da contratação de jovens aprendizes da empresa.

O encontro encerra com a palestra “Inteligência Positiva”, de Maryana Comy, TEDx Speaker de São Paulo.

Confira a programação completa.

Faça sua inscrição (link externo)

 

Fonte: TRT da 12ª Região