Comissão de Combate ao Trabalho Infantil participa de ação em feira dos municípios alagoanos - Trabalho Infantil CSJT
Comissão Regional leva mensagem de conscientização sobre o direito de crianças e adolescentes à escola e à formação.

23/1/2026 - Dando continuidade ao Calendário de Ações de 2026, a Comissão Regional de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou, nessa quinta-feira (22/1), mais uma iniciativa voltada à mobilização da sociedade para o combate ao trabalho infantil, a valorização da educação e o fortalecimento da aprendizagem como política de inclusão social.
A ação ocorreu durante a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. O juiz do trabalho Ednaldo Lima, gestor regional da Comissão, acompanhado de integrantes da equipe de trabalho, percorreu os estandes do evento, dialogando com o público e distribuindo materiais impressos com mensagens reflexivas que destacam o direito de crianças e adolescentes à infância protegida, à escola e ao desenvolvimento integral.
Durante a visita, a Comissão também interagiu com representantes de diversos municípios, reforçando a importância da atuação articulada entre o Poder Judiciário, gestores públicos e a sociedade para prevenir o trabalho infantil, estimular a permanência na escola e ampliar o acesso à aprendizagem, de forma regular, protegida e compatível com a formação educacional dos adolescentes.
Para o juiz Ednaldo Lima, estar na Feira dos Municípios Alagoanos permite dialogar diretamente com gestores públicos e com a sociedade, reforçando que a erradicação do trabalho infantil passa, necessariamente, pela educação de qualidade, pela permanência na escola e pela oferta de oportunidades que transformem realidades. “A nossa mensagem é muito clara: não deve haver trabalho infantil. Criança precisa estar na escola, convivendo, aprendendo e se desenvolvendo de forma plena e protegida. É fundamental fortalecer a aprendizagem, que representa uma porta de entrada segura para o mundo do trabalho, sem prejuízo da educação e respeitando a condição peculiar de desenvolvimento do adolescente”, ponderou.
Evento
Consolidada como o maior encontro municipalista do Brasil, a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo - teve início na quinta-feira (22), reunindo autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes de instituições parceiras. A iniciativa é promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e segue até domingo (25).
De acordo com a AMA, a expectativa é de público superior a 30 mil pessoas, com a participação de mais de 80% dos municípios alagoanos. A feira é uma oportunidade de apresentar a cultura, a economia e o potencial dos municípios em diversas áreas, proporcionando ao visitante uma verdadeira viagem do litoral ao sertão sem sair da capital. A estrutura conta com arenas gastronômica e cultural, áreas de convivência e 140 estandes, que funcionam como vitrines da identidade local e espaços de interação com o público.
Fonte: TRT da 19ª Região

