09/12/2014 - A Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Recife (CBTU-REC) iniciou, na última semana, uma campanha de combate ao trabalho infantil. Nessa primeira fase, as ações se concentram no trecho Recife – Afogados, no qual há uma maior concentração de menores ambulantes. Futuramente, a campanha será estendida para todo o sistema. Em paralelo, está sendo realizada a retirada e a apreensão de mercadorias ilegais comercializadas. A iniciativa conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE).
Com as ações conjuntas, pretende-se tirar a CBTU-REC do cenário da exploração do trabalho infantil, além de atender as inúmeras reclamações dos usuários e notificações do Ministério Público. Para conscientizar o público da importância do tema, estão sendo entregues panfletos, afixados cartazes e divulgados avisos sonoros nos metrôs.
A iniciativa da erradicação do trabalho infantil nas estações e vagões de trens integra a campanha "Trabalho Infantil não é legal. Não compre", promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o TRT-PE, o Ministério Público de Pernambuco, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe).
Junto com a publicidade da campanha, ocorrem a abordagem e o mapeamento das crianças e adolescentes que estão comercializando no local. O segundo passo é a identificação das famílias, o estudo da situação junto aos órgãos responsáveis e a realização do trabalho de conscientização dos familiares. Leia mais.

