Publicador de Conteúdos e Mídias

29/09/2025 - Programas Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil engajam-se em ação do Setembro Amarelo

Com a participação dos juízes Carolina Bertrand, Alan Esteves e Estefânia Reami, iniciativa abordou mensagens de prevenção e cidadania.

 

Programas Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil engajam-se em ação do Setembro Amarelo.

29/9/2025 - Os programas Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), foram parceiros da Prefeitura de Palmeira dos Índios na realização da Caminhada e Corrida em alusão ao Setembro Amarelo, no último domingo (28/9). A iniciativa reuniu mais de 2 mil pessoas no Lago do Goiti, no Centro do município, promovendo saúde, bem-estar e reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, além de chamar atenção para a erradicação do trabalho infantil.

Na ocasião, o TRT-AL esteve representado pelos gestores do Programa Trabalho Seguro, juízes Carolina Bertrand e Alan Esteves, e pela gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, juíza Estefânia Reami Fernandes.

A juíza do Trabalho Carolina Bertrand agradeceu a parceria institucional e destacou a união de esforços que possibilitou o evento." Agradecemos a parceria da Prefeitura de Palmeira dos Índios na realização deste evento tão importante, reconhecendo também o apoio fundamental das secretarias municipais envolvidas, do Corpo de Bombeiros Militar, do Exército Brasileiro e do Cesmac, que contribuíram para o sucesso da atividade. Esse engajamento coletivo mostra que, quando sociedade e instituições caminham juntas, alcançamos resultados ainda mais significativos”, afirmou.

“Agradecemos a parceria da Prefeitura de Palmeira dos Índios na realização deste evento tão importante. Reconhecemos também o apoio fundamental das secretarias municipais envolvidas, bem como do Corpo de Bombeiros Militar e do Exército Brasileiro, que contribuíram para o sucesso da atividade. Esse engajamento coletivo mostra que, quando sociedade e instituições caminham juntas, alcançamos resultados ainda mais significativos”, afirmou.

O juiz do Trabalho Alan Esteves destacou que o Programa Trabalho Seguro tem como foco a saúde e a prevenção de acidentes no ambiente laboral. Ele ressaltou ainda a importância do Setembro Amarelo para lembrar que o cuidado com a saúde mental deve estar presente nas relações de trabalho, especialmente entre líderes e trabalhadores. “O esporte e a socialização vivenciados hoje fortalecem esse cuidado. Parabenizamos todos os participantes por este momento de reflexão e bem-estar”, afirmou.

A juíza Estefânia Reami reforçou a mensagem de proteção à infância. “O lugar de criança é na escola, para brincar e sonhar, jamais no trabalho. Qualquer atividade laboral para crianças e adolescentes até 14 anos é proibida por lei. Precisamos da conscientização de toda a sociedade para proteger a infância. Denúncias de trabalho infantil podem ser feitas pelo Disque 100”, alertou.

A programação contou com caminhada de 3 km e corrida de 5 km, envolvendo participantes de Palmeira dos Índios e municípios vizinhos. A concentração começou às 6h, no Lago do Goiti, e os primeiros a largar foram os integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Logo após, ocorreu a corrida principal, seguida da caminhada.

Brindes, troféus e medalhas foram entregues aos participantes, em reconhecimento ao esforço e ao engajamento. A juíza Estefânia Reami, na condição de gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-AL, fez a entrega das medalhas às crianças inscritas, reforçando a mensagem de que a infância deve estar associada ao direito de brincar, aprender e praticar esportes.

A atividade foi organizada pelo município, com o apoio de diversas secretarias municipais — Educação, Esporte, Assistência Social e Saúde. Também participaram o Corpo de Bombeiros Militar, representado pela capitã Sofia Lima, que disponibilizou slackline para as crianças e expôs equipamentos de salvamento, e o Exército Brasileiro, por meio do Tiro de Guerra 07-007 de Palmeira dos Índios, que deu suporte ao balizamento e à estruturação do percurso, sob a coordenação do chefe de instrução, tenente Rodrigo Santos. O Cesmac também esteve entre os parceiros.

 

Fonte: TRT da 19ª Região