Início - Trabalho Infantil CSJT

OIT afirma que existência de tribunais do trabalho auxilia no combate à exploração infantil
11/10/2012 - A participação do Brasil na luta pela erradicação do trabalho infantil foi destacada por Geir Myrstad, diretor adjunto do Programa Internacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (Ipec) da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “O Brasil tem uma vantagem especial: a existência de um sistema de tribunais do trabalho, parte preponderante dessa história de sucesso na luta contra o trabalho infantil. Vocês são um exemplo para o mundo inteiro”.
Fundação afirma que sistema educacional contribui para aumento do trabalho infantil
11/10/2012 - A pedagoga Inês Kisil Misdalo, que coordena a área de Educação Formal do Instituto Ayrton Sena, afirmou que o sistema educacional brasileiro contribui para o crescimento do trabalho infantil. "À medida que a qualidade da educação deixa a desejar, colocamos na sociedade a possibilidade da exploração infantil", alertou durante apresentação no painel "Experiências de inclusão social de crianças e adolescentes pela educação".
Especialistas debatem trabalho infantil esportivo e artístico
10/10/2012 - Por trás do deslumbramento da sociedade com o trabalho dos artistas mirins há muito mais que talento e sucesso. Além dos inúmeros problemas levantados em cinco anos de pesquisa, Sandra Regina Cavalcante, mestre em Saúde Pública pela USP e advogada especialista em Direito do Trabalho, fez sugestões e advertências, e frisou: "Não é justo que a exposição e o sacrifício da infância de alguns seja em benefício do divertimento de muitos".
Painel com secretária de Direitos Humanos da Presidência aborda trabalho infantil doméstico
10/10/2012 - A ministra de Estado da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, abriu o 4º painel do seminário, falando sobre o trabalho infantil doméstico, que afirmou ser uma das piores formas de trabalho infantil. Destacou mudanças positivas na luta pela erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes, mas afirmou que ainda há muito que se fazer.
Aprendizagem e formação profissional de adolescentes é tema do 3º painel
10/10/2012 - O desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), abriu o 3º painel do seminário, com palestra sobre a aprendizagem e formação profissional de adolescentes. O desembargador traçou breve histórico sobre a evolução da aprendizagem de jovens, desde o evangelho, em que se defendia que o trabalho era inerente à condição humana, passando pela fase de industrialização, quando a aprendizagem deixou de ser tão importante, até chegar à sociedade contemporânea, com a criação de políticas voltadas para a educação e formação profissional de jovens.
Conteúdo de Responsabilidade da
ASPRODEC - Assessoria de Promoção do Trabalho Decente e dos Direitos Humanos
Email: asprodec@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4829 / 7524 / 4498

































