Ir para o conteúdo principal

Justiça do Trabalho promove ação educativa sobre combate ao trabalho infantil em escola de Dianópolis (TO) - Trabalho Infantil CSJT

Publicador de Conteúdos e Mídias

Justiça do Trabalho promove ação educativa sobre combate ao trabalho infantil em escola de Dianópolis (TO)

Durante o encontro, os alunos assistiram ao curta-metragem "O menino que não queria nascer", que narra a história de Pedro, um menino que decide não nascer enquanto não tiver a garantia de que seu lugar no mundo estará protegido e seguro. A atividade buscou estimular a reflexão sobre os direitos de crianças e adolescentes.

 

Fotografia com a presença de uma mulher com microfone na mão e várias crianças sentadas.

10/3/2026 - A Vara do Trabalho de Dianópolis realizou, nesta segunda-feira (10), uma atividade educativa no Colégio João D´Abreu, no município de Dianópolis (TO), voltada à conscientização sobre o combate ao trabalho infantil e ao incentivo à aprendizagem. A iniciativa contou com a participação da juíza Sandra Nara e de servidores da unidade.

A ação foi realizada em parceria com o Cineclube Magá e reuniu estudantes do 9º ano da instituição, acompanhados pelas professoras Roberta Tavares de Albuquerque Menezes, Adenísia Quirino, Edivânia Palmeira Rodrigues e Ludymilla Barreira de Macedo Nogueira.

Durante o encontro, os alunos assistiram ao curta-metragem "O menino que não queria nascer", que narra a história de Pedro, um menino que decide não nascer enquanto não tiver a garantia de que seu lugar no mundo estará protegido e seguro. A atividade buscou estimular a reflexão sobre os direitos de crianças e adolescentes.

Após a exibição, a juíza Sandra Nara conversou com os estudantes e professores sobre a importância do combate ao trabalho infantil e destacou o 12 de junho, data que marca o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. O momento também foi dedicado ao diálogo com os alunos, que puderam compartilhar percepções e dúvidas sobre o tema.

A atividade ocorreu em um ambiente de integração e acolhimento, no qual os participantes acompanharam a exibição do filme com pipoca, sucos e paçoquinhas.

A iniciativa marca o início das atividades do projeto Justiça Itinerante, Conciliação, Cidadania e Acessibilidade na jurisdição da Vara do Trabalho de Dianópolis em 2026. A próxima ação está prevista para ocorrer no município de Rio da Conceição (TO).

 

Fonte: TRT da 10ª Região