Publicador de Conteúdos e Mídias

Crianças e adolescentes conhecem a Justiça do Trabalho durante primeiro ‘TRT para crianças’

Evento foi realizado no TRT da 18ª Região (GO)  

Na imagem, Juíza Fabíola Evangelista encenando audiência com as crianças

Na imagem, Juíza Fabíola Evangelista encenando audiência com as crianças

19/10/2023 - No dia 10 de outubro, cerca de 100 crianças e adolescentes participaram da primeira edição do projeto “TRT para crianças – aprendendo e aproximando”. A ação foi idealizada pelo Comitê de Documentação e Memória e pelo Centro de Memória do TRT da 18ª Região (GO), tendo como objetivo mostrar aos filhos de magistrados, servidores e terceirizados como é o dia a dia de seus papais e mamães no Tribunal. 

Os pequenos foram recebidos pelo desembargador Elvecio Moura dos Santos, coordenador do Comitê de Documentação e Memória. Ele destacou a importância do evento para as crianças “conhecerem o local onde seus pais trabalham, a fim de que as famílias se aproximem, ainda mais, do TRT e adquiram a sensação de pertencimento com essa instituição”. 

A turma assistiu a uma palestra especial sobre bullying com a professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e coautora do livro THEO: poucas palavras e muitos sentimentos, Tatiana Takeda. A especialista ensinou às crianças e adolescentes como identificar e combater o bullying, ressaltando a necessidade de contar para alguém caso seja vítima de intimidação. 

Em seguida, os inscritos foram guiados pelo servidor Joelson Lisboa durante um passeio pelo TRT-18. A primeira parada do tour foi no Centro de Memória, onde a juíza Fabíola Evangelista explicou o papel da justiça trabalhista e encenou uma audiência com as crianças e os adolescentes. No local, a turma também pôde conferir de perto os totens interativos que retratam momentos e eventos marcantes da história do Tribunal. Na sequência, os inscritos se reuniram no auditório dos Goyazes para um momento de descontração com uma competição de charadas entre as crianças. 

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) foi a unidade que mais inscreveu crianças para participar do projeto e, por isso, recebeu a visita oficial da criançada. O diretor da STIC, Murilo de Barros, recepcionou o grupo e apresentou a unidade com os demais servidores. Eles explicaram às crianças um pouco sobre o trabalho da STIC, além de ensinarem didaticamente a função de cada peça de um computador. 

Para encerrar o dia, o desembargador-presidente Geraldo Nascimento se reuniu com as crianças e adolescentes na Presidência do TRT-18. O magistrado teve uma conversa leve com a turma e agradeceu a participação do grupo na primeira edição do projeto, desejando um feliz Dia das Crianças aos participantes. 

Brindes 

Todas as crianças receberam uma mochila com brindes do evento, como um copo personalizado e alguns brinquedos. Vinte e dois participantes foram sorteados e receberam livros infantis como prêmio. 

Presenças 

Participaram da cerimônia de abertura o advogado João Paulo Chaves Arantes, representando a OAB-GO; a advogada Wanessa Pinheiro de Souza, secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), entidade patrocinadora do evento; a procuradora do Trabalho Maria das Graças Prado Fleury, representando o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), e os servidores do TRT-18 Ricardo Lucena, assessor da Presidência; Álvaro Resende, diretor-geral e Robnaldo Alves, secretário-geral de Governança. 

 Fonte: TRT da 18ª Região (GO)