Ministros do TST

null 12 - Delaíde Alves Miranda Arantes


Delaíde Alves Miranda Arantes, natural de Pontalina, Goiás, nascida em 1.º de maio de 1952. Mestra na Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Brasília (UnB), linha de pesquisa Direito, Estado e Constituição. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Magistério Superior, Docência Universitária, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 1.º de março de 2011, no cargo de Ministra, em vaga destinada à Advocacia Trabalhista. No TST, integra a Oitava (8ª) Turma, a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1). É Conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT). É Ministra Ouvidora-Geral do TST e do CSJT.

Exerceu a Advocacia, Assessoria e Consultoria Jurídica Trabalhista por 30 anos, foi Examinadora, Conselheira e Diretora do OAB/GO, presidiu o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e Associação Goiana de Advogados Trabalhistas (AGATRA). Exerceu o Magistério Superior em Direito e Processo do Trabalho na Faculdade de Direito da PUC-GO. Foi Coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro (PTS) da Justiça do Trabalho.

É membra da Associação Juízes para a Democracia (AJD), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), do Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (IPEATRA), do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (AMATRA 18), do Instituto dos Advogados de Goiás (IAG) e da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (JUTRA) no biênio 2023/2024.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1802688166362711

Bibliografia: https://juslaboris.tst.jus.br/handle/20.500.12178/13138

Links Associados

Inscrição no Canal Youtube do TST

Rodapé de Responsabilidade da CGEDM


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email: cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3028