TST - Tribunal Superior do Trabalho
TST realiza audiência entre Imbel e empregados em greve
O Tribunal Superior do Trabalho reúne nesta quarta-feira (7), a partir das 14h, representantes da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) e seis sindicatos representativos de seus empregados para uma audiência de conciliação mediada pelo vice-presidente do Tribunal, ministro Ives Gandra Martins Filho.
A tentativa de conciliação faz parte do processo de dissídio coletivo de greve ajuizado pela Imbel, empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando do Exército. A empresa pretende que o TST se manifeste sobre a greve dos trabalhadores de suas unidades de produção, iniciada em 14/4. Com sede em Brasília (DF), a empresa tem unidades em Piquete (SP), Rio de Janeiro e Magé (RJ) e Juiz de Fora e Itajubá (MG), num total de 1.908 empregados.
Segundo a empresa, após várias rodadas de negociações infrutíferas para fechar o acordo coletivo de 2014/2015, a categoria entrou em greve, com adesão, em algumas unidades, chegando a 90%. Os trabalhadores pedem reajuste salarial pelo INPC mais 15% e piso de R$ 1.200, e a empresa propõe 6,15% e piso de R$ 986.
No dissídio coletivo, a empresa pede que o TST declare a abusividade do movimento, pelo descumprimento das normas estabelecidas na Lei 7.783/1993 (Lei de Greve) e determine, liminarmente, a suspensão do movimento e o imediato retorno ao trabalho.
Ao contrário do informado anteriormente, a audiência não será transmitida ao vivo.
(Carmem Feijó)
Processo: DCG-8103-83.2014.5.00.0000
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br