TST - Tribunal Superior do Trabalho
Ministro Lelio Bentes toma posse como conselheiro do CNJ
O ministro Lelio Bentes Corrêa, do Tribunal Superior do Trabalho, tomou posse na manhã desta terça-feira (16) como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em cerimônia que antecedeu a 28ª Sessão Extraordinária do Conselho. O ministro, indicado pelo TST, foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado em 8 de abril, teve sua indicação aprovada pelo Plenário da Casa em 13 de abril e a nomeação publicada no Diário Oficial da União em 29 de maio.
O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, saudou o novo conselheiro, que exercerá mandato de dois anos, ocupando a vaga que a ministra do TST Maria Cristina Peduzzi deixou em abril. Lewandowski ressaltou a importância da trajetória do ministro na Justiça Trabalhista para integrar o órgão de cúpula do Judiciário.
"Mais do que um membro do Conselho Nacional de Justiça, o ministro Lelio Bentes Corrêa é, na verdade, um conselheiro da República", afirmou o presidente do CNJ. "Integra um órgão importantíssimo, que é o segundo na hierarquia do Poder Judiciário Nacional". O ministro Lewandowski assinalou que Lelio Bentes "traz uma enorme experiência na carreira da Justiça do Trabalho, galgou todos os postos, chegou a ministro do Tribunal Superior do Trabalho e tenho certeza que trará uma excelente e profícua contribuição para as atividades deste conselho, trazendo a perspectiva desta importante justiça que é a Justiça do Trabalho".
Lelio Bentes é ministro do TST desde 29 de julho de 2003, quando passou a ocupar o posto destinado pela Constituição Federal a representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), instituição que integrava desde 1989. Natural de Niterói (RJ), é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra. Foi subprocurador-geral do Trabalho, chefiou a Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente e integrou o Conselho Superior do MPT.
(Com informações e foto da Agência CNJ de Notícias)