Gestão Documental e Memória

Preservação de documentos

 

   O objetivo da preservação dos arquivos é “conservar para não restaurar”. A conservação é um conjunto de ações que busca desacelerar o processo de degradação de documentos, o que se realiza por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos, tais como, higienização, reparo e acondicionamento.

   A conservação preventiva compreende diretrizes e estratégias de ordem administrativa, política e operacional, que, agindo direta ou indiretamente, visam manter a integridade dos acervos e retardar a degradação. A aplicação contínua de tais práticas assegura a estabilidade dos acervos e torna possível o seu estudo, divulgação e acesso. A conservação reparadora, por sua vez, intervém na estrutura dos materiais para estabilizar ou reverter danos físicos ou químicos que impactaram o documento ao longo do tempo.

   O TST possui laboratório de preservação e restauração documentos. A Coordenadoria de Gestão Documental e Memória – CGEDM, responsável pelo laboratório, centra suas ações, sobretudo, na conservação preventiva, por seus resultados mais eficientes. Cada acervo recebe cuidados específicos, pois são sensíveis, em graus distintos, aos fatores externos e às predisposições internas de degradação.

   Os procedimentos realizados no laboratório permitem salvaguardar a integralidade, a permanência e a acessibilidade dos documentos, que são meio de prova, garantem direitos e deveres do público interno e externo e contam a história da Justiça do Trabalho, do Direito do Trabalho e do próprio trabalho.

   

 


Rodapé de Responsabilidade da CGEDM


Conteúdo de Responsabilidade da
CGEDM – Coordenadoria de Gestão Documental e Memória
Email: cgedm@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4722