Tabelas de Temporalidade
O Tribunal Superior do Trabalho utiliza a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos Administrativos - TTDDA aprovada pelo Ato n. 62/SEGJUD.GP, de 23 de fevereiro de 2018, alterado pelo Ato Nº 25/SEGJUD.GP, de 31 de janeiro de 2019.
A TTDDA é o instrumento básico que possibilita a correta avaliação e destinação dos documentos de arquivo. Por meio dessa ferramenta de Gestão Documental, organizações públicas e privadas podem determinar prazos para a eliminação de documentos, que cumpriram os valores arquivísticos previstos, de forma racional e de acordo com os códigos preestabelecidos no Plano de Classificação, da Documentação.
A TTDDA é um instrumento técnico de organização dos documentos, elaborado a partir da análise das funções e das atividades da instituição que os gerou. Esse esquema agrupa os documentos em classes, subclasses, grupos e subgrupos, em uma ordem hierárquica do geral para o particular, tudo segundo as funções e atividades do órgão.
A utilização da TTDDA é de suma importância, pois a tabela define o assunto do documento, o código de classificação, o prazo de guarda e a sua destinação final. Assim, por meio dessa organização, é possível determinar o prazo de permanência de um documento em seu arquivo e, findo esse prazo, sua destinação.
São inúmeras as vantagens da aplicação da TTDDA, entre elas:
a) Acesso célere aos documentos arquivados e recebidos pela instituição, uma vez que é empregado método de busca mais assertivo de documentos;
b) Diminuição do acúmulo de papeis que já perderam seu valor administrativo, o que permite, em segundo momento, atenção aos documentos institucionais de guarda permanente;
c) O emprego da gestão documental organizada e planejada pressupõe a redução de gastos com armazenamento e manutenção de acervos arquivísticos;
d) Criação de políticas de proteção das informações gerenciais.
Ato n.° 62/2018 - Tabela de Temporalidade Área Meio
Ato n.° 25/2019 - Tabela de Temporalidade Área Meio
Ato n.° 61/2018 - Tabela de Temporalidade Área Fim
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