Notícias do TST

null TV Justiça exibe documentário sobre os 80 anos da Justiça do Trabalho

Produção mostra como a história da Justiça do Trabalho caminhou lado a lado das grandes mudanças nas relações de trabalho.

Foto histórica de manifestação de trabalhadores

Foto histórica de manifestação de trabalhadores

15/02/22 - A TV Justiça preparou um documentário especial em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho. O programa mostra a evolução desse ramo do Judiciário e o que mudou ao
longo do tempo. A presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, participou do filme e falou da importância das ações da Justiça do Trabalho.

Além da presidente, participaram das gravações o coordenador do comitê “80 anos da Justiça do Trabalho”, ministro Ives Gandra Martins Filho, o ministro aposentado do TST Vantuil Abdala, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, a historiadora  Clarice Speranza, o publicitário Cláudio Neves e o advogado Pedro Maciel.

Sobre a Justiça do Trabalho

A Justiça do Trabalho foi instituída no Brasil em 1934. Mas,somente em 1941, foi oficialmente anunciada e instalada.

De lá para cá, houve muitas conquistas. Em 1943, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e as relações trabalhistas passaram a ter uma regulamentação. Em 1946, o Conselho Nacional do Trabalho foi transformado no Tribunal Superior do Trabalho, e a Justiça do Trabalho passou a ser reconhecida pela Constituição da República como órgão do Poder Judiciário. Mas, apenas 70 anos depois, o TST foi explicitamente incluído entre os órgãos do Poder Judiciário no texto constitucional.

Assista ao documentário:

 

(NV/GS/RT, com informações da TV Justiça)

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907