Notícias do TST

null TST recebe visita de magistrados de cortes superiores dos países do Mercosul


O Tribunal Superior do Trabalho recebeu, nesta terça-feira (7), magistrados e servidores de cortes latino-americanas participantes do Programa de Intercâmbio Joaquim Nabuco do Supremo Tribunal Federal. O grupo era composto 12 pessoas, entre elas oito juízes plenos de cortes constitucionais e superiores, o presidente do Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia, Juan Oswaldo Valencia Alvarado, e a vice-presidente do Tribunal Constitucional do Peru, Marianella Ledesma.

Os visitantes assistiram a uma sessão de julgamentos da Subseção 2 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) e foram recebidos pelo vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, e pela diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministra Maria Cristina Peduzzi.

Na conversa com os visitantes, o vice-presidente destacou o papel constitucional do TST de preservar "tanto empresa quanto empregado", reconhecendo, no entanto, que o trabalhador é a parte mais fraca da relação. Emmanoel Pereira respondeu perguntas dos magistrados sobre a estrutura e o sistema de julgamentos no TST e na Justiça do Trabalho.

O Programa Joaquim Nabuco de Cooperação e Intercâmbio de Magistrados e Servidores dos Tribunais Constitucionais e das Cortes Supremas dos Países Membros do Mercosul e Associados (PJN) visa estimular à cooperação no âmbito do Mercosul, e busca a criação de um espaço regional de diálogo na área jurídica entre os países do bloco e associados. A intenção é contribuir para a expansão das bases de cooperação judiciária, para o fortalecimento do bloco e para a promoção da segurança jurídica na região, como fator de estabilidade política, econômica e social.

(Augusto Fontenele/CF. Foto: Fellipe Sampaio)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br
Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907