Notícias do TST

null TST alcança 76,96% no índice de maturidade em governança

O indicador compõe o Plano Estratégico do TST 2021-2026 e foi obtido a partir dos índices de maturidade nas diversas governanças temáticas.

Fachada da sede do Tribunal Superior do Trabalho

Fachada da sede do Tribunal Superior do Trabalho

14/12/2021 - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) alcançou, em 2021, o percentual de 76,96% no Índice de Maturidade em Governança (IMG). O índice é um dos indicadores estratégicos que compõem o Plano Estratégico do TST 2021-2026, obtido a partir da média dos índices de maturidade nas governanças temáticas.

Para a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, o índice reflete a preocupação do Tribunal em avaliar, direcionar e monitorar a gestão que é realizada. “O valor obtido demonstra que estamos em um trabalho constante de aperfeiçoar a governança do Tribunal, sempre com o objetivo de prestar serviços mais eficientes e de maior qualidade à sociedade”, afirmou.

Resultado

O IMG foi obtido por meio da pesquisa sobre o nível de atendimento (de 1 a 5) das práticas de governança no âmbito de cada comitê de governança temático (estratégia, pessoas, contratações, sustentabilidade, tecnologia da informação e comunicação), realizada entre 26/11 e 3/12. A média dos cinco comitês reflete a governança institucional, que atingiu o valor de 3,85/5 (76,96%).

"Por esse formato, é possível mensurar de forma específica cada tema de governança, possibilitando atuação pontual para aumento da maturidade em governança de forma equilibrada entre os mecanismos, componentes e práticas, além de estimular o nivelamento positivo de todos os temas de governança, com reflexo direto na instituição", explicou o assessor-chefe de Gestão Estratégica, Marcio Cruz.

Mas o índice vai além da mera formalização da governança. “É preciso que a governança seja realizada por meio de boas práticas para alcance de melhores resultados. Por isso, o indicador de maturidade em governança é medido com base nas práticas de fato adotadas pelo Tribunal”, destacou Marcio Cruz.

Infográfico interativo

 

Governança

Governança é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle que possibilitam a avaliação, o direcionamento e o monitoramento da atuação da gestão, com vistas à prestação de serviços de interesse da sociedade. Ou seja, é como o Tribunal funciona ou deve funcionar, para demonstrar transparência e organização.

Este foi o primeiro ano de operacionalização desde a instituição do Sistema de Governança Institucional do TST, em outubro de 2020. A meta é aumentar o IMG em 1% a cada ano até 2026, por meio da adoção de boas práticas nas áreas das governanças temáticas. O índice faz parte da perspectiva “Processos internos”, no objetivo “Fortalecer governança e comunicação”, do Plano Estratégico.

Saiba mais sobre o assunto na página da Governança do TST.

(VC/RT)

Notícia relacionada

26/08/21 - Comitê de Governança Institucional do TST destaca avanços durante reunião

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907