Notícias do TST

null Escola Nacional de Magistrados do Trabalho completa dez anos de instalação e realiza seminário

(Seg, 19 Set 2016 18:58:00)

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, registrou, na sessão do Tribunal Pleno desta segunda-feira (19), os dez anos da instalação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), completados ontem (18). Primeiro diretor da escola, criada pela Emenda Constitucional 45/2004, Ives Gandra Filho afirmou que, nesses dez anos, a Justiça do Trabalho pôde efetivamente investir na capacitação dos magistrados do trabalho, tanto na formação inicial quanto na continuada.

"O que mais queríamos, na época, era que o magistrado do trabalho, ao entrar na carreira, antes de começar a prestar a jurisdição, pudesse receber esse treinamento, a transmissão da arte de conciliar e julgar", afirmou. "Para além disso, a escola estimula a formação continuada, com os vários cursos que têm sido oferecidos, e atua como coordenadora geral de todo o sistema de formação, integrado pelas escolas judiciais dos Tribunais Regionais".

O presidente do TST cumprimentou a atual diretora da Enamat, ministra Cristina Peduzzi, e todos os seus antecessores – ministros Carlos Alberto Reis de Paula (aposentado), Barros Levenhagen, Aloysio Corrêa da Veiga, João Oreste Dalazen e Renato de Lacerda Paiva. "A Enamat cresceu, se consolidou, e sua maturidade é reconhecida no plano nacional e internacional como uma escola de excelência", afirmou a ministra Cristina Peduzzi, que saudou ainda os servidores, muitos deles atuando desde a criação, como "fator permanente da Escola".

Seminário

Na próxima quinta-feira (22), a Enamat realiza seminário comemorativo dos 10 anos de sua instalação, para debater temas como os modelos de formação das Escolas Nacionais, a evolução da formação profissional de magistrados no Brasil e a pesquisa na formação profissional. O ministro Dias Toffoli, vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal, proferirá a palestra de abertura, sobre o tema "O Magistrado do Século XXI".

A data será marcada também pelo lançamento, durante o seminário, de selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e pela entrega de troféus aos ministros do TST que foram diretores e aos servidores que prestam serviços na Enamat desde o seu início.

Pioneira

A Enamat foi a primeira escola institucional a se dedicar à formação profissional de magistrados em nível nacional, acompanhando os juízes do trabalho em seu ingresso na profissão e ao longo de toda a vida profissional. A formação se desenvolve em vários níveis. Uma vez nomeados, os juízes recém-empossados participam, em Brasília, durante aproximadamente um mês, do Curso de Formação Inicial, voltado para o desenvolvimento de competências específicas para atuação na magistratura do trabalho. Para os juízes vitalícios, a Enamat promove Cursos de Formação Continuada (presenciais e à distância) e Cursos de Formação de Formadores, para preparar seus profissionais de ensino e os das 24 Escolas Judiciais de todos os Tribunais do Trabalho do país.

Veja aqui o vídeo comemorativo com a ministra Maria Cristina Peduzzi

A Enamat coordena ainda o Sistema Integrado de Formação dos Magistrados do Trabalho (SIFMT), constituído por essas 24 Escolas e organizado em uma rede de ensino sintonizada e eficiente.

(Carmem Feijó, com informações da Enamat)

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907