Notícias do TST

null Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho conclui correição no TRT-19 (AL)

Essa foi a primeira correição em formato presencial desde o inicio da pandemia.

Sessão plenária do TRT-19 com desembargadores e o corregedor-geral da Justiça do Trabalho (foto: TRT-19)

Sessão plenária do TRT-19 com desembargadores e o corregedor-geral da Justiça do Trabalho (foto: TRT-19)

25/1/2022 - A correição ordinária realizada do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) foi encerrada na última sexta-feira (21/1), com a sessão solene de leitura da Ata. Ao longo da semana, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e sua equipe analisaram os serviços judiciários de todo o Regional e a atuação administrativa da instituição. O ministro apresentou os aspectos positivos em diversas áreas do Tribunal e indicou caminhos possíveis para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Antes da leitura da Ata, o ministro ressaltou que essa foi a primeira correição ordinária no formato presencial desde o início da pandemia. “A atividade jurisdicional é de uma essencialidade absoluta, notadamente no Direito do Trabalho em que o bem da vida é exatamente a sobrevivência, o caráter alimentar do trabalho”, disse. “Com a covid-19, nós tivemos que nos reinventar, criar condições para retomar as atividades e a solução foi a forma remota, principalmente na Justiça do Trabalho, em que a maioria dos processos já tramitam no sistema PJe”, concluiu, ressaltando que as medidas adotadas estão condicionadas à história da pandemia, sendo todas as normas utilizadas nesse período objeto de uma situação transitória.

Confira como foi a sessão de leitura da ata:

Ata da correição

Entre os pontos positivos destacados no relatório, estão o cumprimento das metas judiciárias da Justiça do Trabalho definidas no Plano Estratégico 2015/2020 e o registro da taxa média de sentenças líquidas superior à média nacional e às médias dos TRTs de mesmo porte em 2019, 2020 e 2021 (até 31/10).

Também foi dado destaque positivo ao fato do TRT-19 (AL),  em 2019 e 2020, ter apresentado percentual líquido de conciliação superior à média nacional, além de, nos anos de 2019, 2020 e 2021 (até 31/10), média superior às dos TRTs de pequeno porte.

Após a leitura da ata, o presidente do TRT-19 (AL), desembargador Marcelo Vieira, agradeceu e parabenizou os magistrados, servidores e terceirizados pelos índices indicados como destaque para o tribunal e ressaltou que recebeu as recomendações com serenidade. “Entendemos que as recomendações são para o nosso aperfeiçoamento e para melhor prestação dos nossos serviços. Vamos tentar cumprir todas, na medida do possível, porque é nossa obrigação e também porque concordo com as considerações feitas”, completou.

Próxima correição

A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho realiza na próxima semana a ultima correição ordinária da gestão do ministro Aloysio Corrêa da Veiga. O ultimo TRT que será inspecionado será o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ). A correição será realizada de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

Confira o calendário de correições ordinárias da gestão do ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

Com informações do TRT da 19ª Região (AL)

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907