Notícias do TST

null 2ª Vara de Várzea Grande recebe equipe do Programa de Gestão de Mudanças do CSJT


(Ter, 12 nov 2013 16:45:00 +0000)

A 2ª Vara do Trabalho de Várzea Grande recebeu na tarde dessa segunda-feira (11) a visita da equipe do Programa de Gestão de Mudanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A unidade mato-grossense é uma das duas selecionadas no país e foi escolhida pelo órgão por ser uma das pioneiras na implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).

A supervisora do programa, juíza Thais Gondim,  disse que o objetivo do programa é  aproveitar os recursos humanos e materiais da Justiça do Trabalho, sensibilizando e capacitando os usuários no tocante à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). O programa visa ainda identificar e fomentar a formação de líderes, com foco na preparação do ambiente para a efetivação da mudança decorrente da transição dos processos físicos para os eletrônicos.

A partir do levantamento de informações e da realização de diagnósticos que identifiquem os pontos de resistência dos usuários do PJe,  ele  oferece oportunidades de melhoria da qualidade de vida dos usuários, por meio da humanização dessa fase de transição. "O computador deixou de ser uma ferramenta auxiliar para ser a principal ferramenta de trabalho no cotidiano dos servidores, magistrados e advogados, implicando em mudanças significativas na rotina de trabalho", afirnou a juíza.

A magistrada esteve acompanhada pelo médico do trabalho Luís Fernando Diniz do TST e pela coordenadora de Gestão de Pessoas do CSJT, Ana Cláudia Mendonça.

Confira a Galeria de Imagens

Nessa segunda visita, a equipe trouxe respostas às reclamações e sugestões realizadas no encontro anterior, ocorrido no dia 7 de agosto, bem como abordou a questão ergonômica no trabalho. Foi realizada também uma oficina para levantar as perspectivas de cada servidor com o processo eletrônico, com a proposta de nortear futuras ações do CSJT e do próprio TRT de Mato Grosso na implantação do programa.

Ergonomia

O médico do trabalho Luís Fernando Diniz conversou com cada servidor da unidade, dando orientações sobre ergonomia, a exemplo da necessidade de realização de pausas frequentes durante as jornadas e da manutenção de uma postura adequada quando sentado. Ele fez alterações nas estações de trabalho, como a regulagem das cadeiras e ajustes dos monitores.

Diniz explicou que os ajustes e as dicas são importantes e visam diminuir o estresse e cansaço provocado pelo trabalho prolongado com computadores e equipamentos eletrônicos.

Segundo a juíza Thais Gondim, essa visita, que incluiu ainda a aplicação de um novo questionário, agora de avaliação da qualidade de vida no trabalho, resultará em um novo relatório, a ser elaborado pelo médico do trabalho do TST, Luis Fernando Diniz. O documento

será encaminhado ao CSJT e ao TRT mato-grossense, destacando eventuais necessidades de ajustes nos equipamentos e mobiliários utilizados pelos servidores e magistrados.

 

(Zequias Nobre/AR)

 

Inscrição no Canal Youtube do TST

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907