Início - Secretaria de Governança e de Gestão Estratégica - SEGGE
O TST Estratégico é coordenado pela SEGGE – Secretaria de Governança e de Gestão Estratégica. Seus objetivos são a elaboração, a execução, o monitoramento, a avaliação e a revisão do Plano Estratégico do Tribunal.
- Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico do Poder Judiciário foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, por meio da Resolução Nº 70/2009. Nesse sentido, o Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho aprovou o primeiro Plano Estratégico para o período 2010-2014, por meio da Resolução Administrativa Nº 1373/2009, que derivou da soma dos esforços dos servidores das diversas unidades, bem como da análise da Comissão Permanente de Planejamento Estratégico – CPPE e apreciação pelos Ministros.
Em 2014, o CNJ definiu nova estratégia para o judiciário nacional, no sexênio 2015 a 2020, com a edição da Resolução Nº 198. O referido documento traz novas diretrizes, bem assim destaca os Macrodesafios estabelecidos para o Poder Judiciário.
Em conformidade com as disposições normativas, o TST apresentou seu Plano Estratégico para o período de 2015 a 2020, aprovado mediante Resolução Administrativa Nº 1693/2014.
Em 2020, por meio da Resolução Nº 325, o CNJ instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2021-2026, que define as diretrizes nacionais da atuação institucional dos órgãos do Poder Judiciário.
Em 2020, por meio da Resolução Administrativa Nº 2191, o TST aprovou o Plano Estratégico para o período 2021 a 2026.
- Governança da Estratégia
Tão importante quanto o processo do Planejamento Estratégico é a Gestão da Estratégia, que apresenta uma avaliação sistemática da organização por meio de reuniões periódicas com foco no desempenho da Estratégia - objetivos, indicadores e iniciativas (ações e projetos) para tomada de decisão.
Em 2012, foi editado o Ato TST.GP.Nº 786 que regulamentou a Gestão Estratégica no Tribunal Superior do Trabalho, ao tempo em que instituiu o Sigest – Sistema de Gestão Estratégica.
Em outubro de 2020, o Ato TST.GP.Nº 388 instituiu a Política de Governança da Estratégia do TST.
O referido normativo estabelece as diretrizes para a Gestão Estratégica no TST, as quais incluem o processo de Planejamento Estratégico, as atribuições da Comissão Permanente de Planejamento Estratégico – CPPE, e por fim, dispõe sobre o fluxo de reuniões visando ao aperfeiçoamento dos processos de trabalho que envolvem a elaboração, a execução, o monitoramento, a avaliação e a revisão da Estratégia.