Página Principal - Menu Lateral Esquerdo

Página Principal
APRESENTAÇÃO
Recursos Disponíveis
Legislação
Dicas
Rede de Acessibilidade
Ações Implementadas

Notícias Externas

Conheça o Miguel que mostra como conviver com pessoas autistas

Trata-se de personagem criado pela Asdin e que traz mensagem de inclusão

20/06/2023 - Para destacar o Dia Mundial do Orgulho Autista, em 18 de junho, a Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão  do TST (Asdin) criou o personagem Miguel. 

Ele traz a seguinte mensagem para que as pessoas possam conhecer mais quem tem autismo e como elas podem conviver melhor com autistas no dia-a-dia.

18 de juno. Dia Mundial do Orgulho Autista. Olá, meu nome é Miguel e eu sou uma pessoa autista. Vou apresentar um pouco sobre os desafios que eu e muitos outros autistas enfrentamos para nossa participação na sociedade, especialmente no ambiente de trabalho.  Ellen cristina Antunes 16:03 (há 0 minuto) para mim  O Transtorno do Espectro Autista - TEA é assim chamado, pois afeta o desenvolvimento neurológico e o comportamento de diferentes formas e intensidades, dependendo de cada pessoa. Em outras palavras, o autismo é um ESPECTRO pela diversidade de sintomas e níveis que as pessoas apresentam. Isso não significa que eu seja incapaz ou inferior, mas que eu tenho uma forma diferente de ver e entender o mundo. Muitas pessoas têm PRECONCEITO pela falta de informação sobre o autismo. Algumas acreditam que nós somos imprevisíveis, problemáticos ou incapazes de realizar funções corretamente. Mas isso não é verdade! Por isso é importante falarmos sobre o assunto, pois nós temos muitas habilidades e potenciais que podem ser aproveitados. Eu, por exemplo, tenho HABILIDADE com questões lógicas e matemáticas e me identifico na execução de atividades repetitivas e metódicas. Essas são características que podem ser úteis em diversas áreas profissionais: como tecnologia, engenharia, contabilidade, inclusive de atuação no TST. Tenho uma amiga com TEA que é uma excelente atriz, outro amigo que se realiza em apresentar excelentes palestras. Somos diversos. Assim como outras pessoas com deficiência, para que eu possa mostrar o meu valor e contribuir, eu preciso de algumas ADAPTAÇÕES e apoio e de ambiente de trabalho que respeite as minhas SINGULARIDADES. Que me ofereça rotina, regras e padrões bem definidos. Para realização de tarefas, preciso que me orientem de forma clara e objetiva, que me deem feedbacks construtivos e que me ajudem a lidar com as dificuldades sociais. Além disso, posso ter dificuldades com estímulos sensoriais excessivos, como barulho, luz ou cheiros fortes, aglomerações de pessoas. Eu sei que isso pode parecer muito, mas na verdade são coisas simples que podem fazer uma grande diferença na minha vida. A INCLUSÃO de autistas não é apenas um direito garantido por lei, mas também uma oportunidade de DIVERSIDADE, inovação e crescimento. Todos nós temos algo a oferecer para a sociedade e podemos trabalhar juntos para construir um MUNDO melhor. personagem fictício mas que retrata a realidade de inúmeras pessoas com TEA que acessam a ASDIN) NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS!

Para saber mais sobre a temática, acesse o manual do CNJ sobre atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

(Secom) 


Rodapé das Páginas da ASDIN


Conteúdo de Responsabilidade da
ACESI - Assessoria de Acessibilidade e Inclusão
Email: acesi@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4082 ou 3043-4806