Empregado vítima de choque elétrico consegue aumento de indenização por danos morais

(Seg, 23 Jan 2017 13:31:00)
A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou duas empresas de energia a indenizar em R$ 70 mil por danos morais um trabalhador que levou um choque elétrico enquanto fazia a manutenção de um poste. A decisão foi unânime.
O empregado alegou que havia se certificado de que a distribuição de energia estava mesmo desligada antes de começar o trabalho, mas sem nenhum aviso, a rede foi energizada. Por causa do acidente, um colega morreu e ele ficou com sequelas.
O caso foi primeiramente julgado no Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, que condenou as empresas ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais. No entanto, o trabalhador recorreu ao TST por não concordar com o valor estipulado pelo Regional.
O relator do caso na Terceira Turma, ministro Alberto Bresciani, destacou que o empregado ficou exposto à condição de risco, até mesmo de morte. O ministro aceitou o recurso do empregado por entender que a indenização por dano moral deve levar em conta a extensão do dano sofrido, além da condição financeira das empresas.




