Imagem - Parceiro da Rádio TST

Quer exibir nosso conteúdo em sua emissora de forma gratuita? Entre em contato e seja um parceiro da Rádio TST.

Coordenadoria de Rádio e TV
E-mail: crtv@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4264

Rádio TST - Banner

Banner rádio

Outras Notícias

Conheça os bonecos gigantes de Olinda, tradição no carnaval de Pernambuco

17.02.2015

REPÓRTER: Rua do Amparo, sítio histórico de Olinda. É no atelier do artista Silvio Botelho que nascem os bonecos. Silvio Botelho conta que o desejo em ser um grande artista do carnaval pernambucano surgiu na infância. Nas brincadeiras com a irmã vinha um pensamento:

SONORA: Artista Silvio Botelho.

"Já tinha na mente. Aquilo dizia assim, eu, quando crescer, vou dominar uma fatia do carnaval. Porque o que eu sei fazer, vai acontecer! E logo aos 9 anos já estava eu fazendo máscaras de papel, com uns 15 anos vendendo já a máscara de papel feita por mim."

REPÓRTER: A maioria dos clientes e amigos surgiu por causa da admiração pelo trabalho de Sílvio Botelho, que já dura mais de 40 anos. O produtor de eventos, Alexandro fez questão de acompanhar a nova criação do artista, ele, o boneco Lequinho.

SONORA: Produtor de eventos, Alexandro Paulo de Mello

"Já lá atrás, bem novo, tive a oportunidade de conhecê-lo, dentro de um evento meu, e ele abriu as portas pra mim e aí que foram surgindo as ideias. Nós conseguimos fazer uma parceria no carnaval e aí eu entendi que, a partir daquele momento, eu teria que fazer parte também do carnaval de Olinda. "

REPÓRTER: Quando Sílvio Botelho transformar Alexandro em um gigante nas ladeiras de Olinda, o produtor de eventos vai ter uma missão importante: decidir quem vai carrega-lo.

SONORA: Produtor de eventos, Alexandro Paulo de Mello

"Existem uns bonequeiros que brincam demais, outros que brincam de menos, então a gente vai tentar contemplar um que seja bem perto do meu perfil, entendeu?"

REPÓRTER: Para Sílvio Botelho, criar mais um boneco pra o carnaval nas ladeiras de Olinda é mais que um trabalho.

SONORA: Artista Sílvio Botelho.

"O boneco é satisfação e o prazer que eu tenho para o carnaval. Eu sou fascinado. Eu transpiro o ano inteiro o carnaval. O dia inteiro o carnaval. Durmo e acordo vendo o carnaval. Isso me deixa com uma satisfação enorme porque faço o que gosto."

Reportagem, Rafael Porfírio.

Ouça a notícia: