Notícias do TST

Terceirização na administração pública é tema com mais processos sobrestados no TST



A responsabilidade subsidiária da Administração Pública por encargos trabalhistas gerados pelo não pagamento de verbas trabalhistas por prestadoras de serviços é o tema com maior número de processos sobrestados na Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho. Segundo levantamento da Coordenadoria de Recursos, o TST encerrou o primeiro semestre com 13.059 recursos extraordinários aguardando que o Supremo Tribunal Federal decida o caso-paradigma que, por ter repercussão geral reconhecida, servirá de fundamento para as demais decisões sobre a matéria.

Ao todo, estão sobrestados no TST 36.166 recursos extraordinários – nos quais uma das partes pretende que o caso seja examinado pelo STF por considerar que se trata de matéria constitucional. O segundo tema com maior número de processos – a questão do recolhimento de FGTS em casos de contratação de servidor público sem aprovação em concurso público – foi decidido recentemente pelo STF (leia mais aqui).

O sobrestamento ocorre quando o STF, no exame de um recurso extraordinário, reconhece a existência de repercussão geral na matéria constitucional discutida – ou seja, entende que o tema é relevante do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico e ultrapassa os interesses apenas das partes envolvidas –, os demais recursos aguardam a definição daquela Corte.

Confira abaixo os temas com maior número de processos sobrestados:

Temas sobrestados no STF:

Total de sobrestados até 30/06/2012: 36166

Quantidade

Tema

13059

RE-603397/SC – Responsabilidade subsidiária – entre público.

6798*

RE-596478/RR  - Contrato nulo. FGTS. Lei 8036.

5599

RE-586453/SE – Complementação de aposentadoria

1382

RE-590415 - PDV. BESC. Rescisão contratual.

1001

RE-589998/PI – ECT. Correios. Dispensa. Motivação.

797

RE-812687 – Execução de sentença. Fraude à execução.

357

RE-635546 – Equiparação dir. trab. terceirização X emp. público

*

Tema já julgado pelo STF. Aguardando publicação de acórdão

 

(Carmem Feijó)

Leia mais: Mais de 40 temas trabalhistas com repercussão geral aguardam decisão do STF

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
imprensa@tst.jus.br

Inscrição no Canal Youtube do TST


Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907