Justiça do Trabalho: 80 anos de Justiça Social
Refletir acerca dos 80 anos da Justiça do Trabalho no Brasil conduz à análise do trabalho e da construção das relações trabalhistas no País ao longo de sua história.
Por certo que compreender o surgimento, a consolidação e a crescente relevância desta Justiça Especializada perpassa pelo conhecimento das peculiares questões sociais que permearam a história brasileira.
Nesse aspecto, oferece-se, nesta exposição virtual, um olhar para o passado com o objetivo de compreender o presente e lançar luzes às inúmeras possibilidades de construção e reconstrução da história desta Justiça do Trabalho e de seu compromisso constitucional de realização de justiça social.
O Trabalho Escravo no Brasil (1500 – 1888)
A Industrialização no Brasil, com a Consequente Maior Urbanização da Sociedade, e a Incipiente Regulação Social do Trabalho na Primeira República
A Greve no Brasil: de delito a direito fundamental
O Conselho Nacional do Trabalho
A Revolução de 1930, a Institucionalização do Direito do Trabalho e do Direito Processual do Trabalho no Brasil e a Justiça do Trabalho (Governo Vargas, 1930 a 1945)
A Instituição do Tribunal Superior do Trabalho: história e desenvolvimento
A Instituição da Justiça do Trabalho e sua Evolução no Período Republicano Subsequente
Os Tribunais Regionais do Trabalho
A Constituição Federal de 1988 e suas Emendas Constitucionais nº 24/1999 e 45/2004: a renovação e o aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT
A Justiça Itinerante e o Acesso do Cidadão ao Poder Judiciário
A Constituição de 1988 e o Direito do Trabalho