Notícias do TST

null Ministro Caputo Bastos encerra correição no TRT-21 (RN) destacando número de conciliações

O índice de acordos homologados dos Cejuscs de Natal e Mossoró (RN) subiu de 71,69%, em 2020, para 80,86% em 2021.

Ministro Caputo Bastos durante sessão de leitura da ata de correição do TRT-21 (RN). (Foto: TRT da 21ª Região)

Ministro Caputo Bastos durante sessão de leitura da ata de correição do TRT-21 (RN). (Foto: TRT da 21ª Região)

18/3/2022 - A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho encerrou, nesta sexta-feira (18), a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN). Na sessão encerramento, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Caputo Bastos, afirmou que ficou impressionado “sobremaneira” com os índices de conciliações dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de 1º e 2º grau no TRT-21.

As observações foram feitas durante a leitura da ata de correição, que apresentou os resultados da atividade correicional realizada no TRT-21 desde o início da semana. De acordo com o ministro, os índices ficaram muito acima da média nacional, o que, para ele, é um sinal claro “de que a coisa está funcionando e deve ser cantada em prosa e verso”.

Dados positivos

Em 2020, o índice de acordos homologados em audiências de conciliação dos Cejuscs de Natal e Mossoró (RN), os dois existentes no estado, atingiu a marca de 71,69%. Já em 2021, esse porcentual subiu para 80,86%. 

O ministro também destacou a Vara do Trabalho de Currais Novos (RN) que, nos últimos três anos, obteve índices bem acima da média nacional de conciliação. Para o corregedor-geral, são dados que reflete um dos  principais objetivos do juiz do Trabalho, que é a solução consensual dos conflitos. “Nós temos que buscar a conciliação, é o nosso objetivo maior. Nossa missão é tentar essa conciliação”, disse.

Audiências

Outro ponto destacado pelo corregedor foi o fato do TRT-21 (RN) realizar audiências com representantes dos entes públicos para ciência do valor da dívida com precatórios de cada órgão, bem como a lembrança sobre a obrigatoriedade de pagamento dentro dos prazos legais.

A leitura da ata da correição foi transmitida pelo canal do TRT-21 (RN) no YouTube e marcou o primeiro evento institucional do tribunal com tradução simultânea em Libras. Confira:

Próxima correição

A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho realiza a próxima correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO). A inspeção será realizada de 28 de março a 1º de abril. 

Confira o calendário de correições ordinárias da gestão do ministro Caputo Bastos.

Com informações do TRT da 21ª Região (RN).

Média (0 Votos)

Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907