Notícias do TST

Autismo e inclusão no mercado de trabalho são tema do programa Jornada

Brasil tem 2,4 milhões de autistas, segundo IBGE

Banner do programa Jornada sobre autismo, com foto de fundo de um jovem de tênis all star preto e meias coloridas com estampa de quebra-cabeça, símbolo do autismo

30/9/2025 - O que acontece ou o que muda quando o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) chega só depois dos 20, 30 ou 40 anos de idade? A descoberta do autismo na vida adulta pode trazer alívio, respostas e a oportunidade para o autoconhecimento.

O quarto episódio da sétima temporada do programa Jornada traz relatos de profissionais diagnosticados tardiamente, que descrevem o impacto dessa descoberta na vida pessoal e profissional.

A edição também destaca os desafios para a preparação e a inclusão de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho. O programa ouviu o jornalista e escritor Francisco Paiva Júnior, que ganhou destaque nas redes sociais ao mostrar como treina o filho autista para entrevistas de emprego.

Conversamos ainda com a psicóloga Yvanna Aires, especialista em autismo e neurodiversidade e pesquisadora do Mapa Autismo Brasil. Ela descreve as dificuldades que essas pessoas enfrentam, como o despreparo de gestores e equipes, o preconceito e as barreiras atitudinais. "Muitas vezes, a própria pessoa autista precisa ser treinada formalmente em habilidades para o contexto do trabalho”, explica.

O Jornada é exibido por temporadas. Os episódios abordam temas relativos ao mercado de trabalho e aos direitos trabalhistas e podem ser vistos pelo canal oficial do TST, no YouTube, e na grade de programação da TV Justiça.

Serviço - Programa Jornada

Assista aos episódios da sétima temporada:

Episódio 1: Trabalho Noturno | Desafios e impactos na saúde

Episódio 2: Desigualdade salarial e o trabalho do cuidado

Episódio 3: Etarismo no trabalho | Já passou por isso? 

Episódio 4: Autismo | Inclusão no mercado de trabalho

 

 

 


Rodapé - Responsabilidade - SECOM


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907