O Seminário O Seminário

Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro

O Seminário Internacional do Trabalho Seguro é uma iniciativa do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST). O evento, realizado a cada dois anos, é promovido desde 2011 e fomenta amplo debate com juristas, médicos, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais sobre elementos da segurança no trabalho.

Com o tema “Violências no Trabalho: Enfrentamento e Superação”, a 5ª edição do seminário vai discutir a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais e contará com palestrantes de renome internacional, como o indiano Kailash Satyarthi, que recebeu o Nobel da Paz pelo empenho no combate ao trabalho infantil; o professor do Collège de France Alain Supiot; o médico Lewis Casey Chosewood, do Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos (National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH); e a advogada e escritora Ruth Manus.

O evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Durante o evento, os participantes poderão doar livros, que serão encaminhados para instituições que cuidam de crianças carentes. A iniciativa é uma ação conjunta com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, um dos parceiros na realização do evento.

O seminário também conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além do apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).