Voltar

TRT da 5ª Região (BA) participa de campanha na internet para prevenção do suicídio

(06/09/2019)

“Falar é a melhor saída!” Esse é o slogan da campanha do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) para a prevenção do suicídio, que deve ser tratado como um problema de saúde pública. A iniciativa integra os esforços do Setembro Amarelo, que mobiliza diversas instituições com o mesmo objetivo. Durante o mês, o Tribunal utilizará seus canais nas principais mídias sociais – Instagram, Youtube, Facebook e Twitter – para divulgar materiais de conscientização sobre a temática e estimular o diálogo.

Implementado em 2015, o Setembro Amarelo tem por objetivo alertar, sensibilizar e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. Entre os envolvidos no projeto estão o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A escolha do mês tem como referência o 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Dados

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas, ou seja, a prevenção é fundamental para reverter essa situação. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos e 32 brasileiros se suicidam diariamente devido a transtornos mentais. Os números podem ser muito maiores, pois há subnotificação.

As pessoas que precisam de apoio emocional podem ligar para o telefone 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV), disponível 24 horas. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos formada por voluntários que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento é gratuito a todos que querem e precisam conversar, sob total sigilo, 24 horas por dia.

Fonte: TRT da 5ª Região (BA)