Voltar

Seminário de Trabalho Seguro da 1ª Região (RJ) será realizado no dia 30 de agosto

(12/08/2019)

Por meio do Programa Trabalho Seguro, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) realizará, no dia 30 de agosto, das 9h às 13h, o seminário “Como vai você? Diálogos sobre o Trabalho Seguro”, no 4º andar do prédio-sede (Av. Presidente Antonio Carlos, 251, Centro - entrada pela Rua da Imprensa). Em formato de talk show, o evento é voltado para magistrados, servidores, representantes de empregados e empregadores, empresários, profissionais de saúde, entre outros interessados. Faça aqui sua inscrição gratuita. Para magistrados e servidores, a participação conta para registro de horas dedicadas à capacitação.

A iniciativa visa abrir um canal de diálogo com a sociedade, voltado à prevenção de acidentes de trabalho e à construção e manutenção de ambientes profissionais mais saudáveis. Estarão reunidos especialistas no assunto que atuam em diferentes áreas do conhecimento. O seminário será organizado em três painéis, com a mediação da advogada, engenheira de produção pela Uerj e professora de Direito Material e Processual do Trabalho da PUC e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Juliana Bracks.  

Programação

9h - Abertura oficial do evento.

9h15 - 1º painel: Local de Trabalho: a relação entre o meio ambiente laboral e a higidez psicofísica dos trabalhadores (com Marco Antônio Braga, professor de Geofísica Aplicada no Instituto de Geociências da UFRJ e pesquisador responsável pelo Centro de Pesquisa em Geofísica Aplicada (CPGA); Luiz Antônio de Souza, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e engenheiro de Segurança do Trabalho do TRT desde 2015; e Gilberto Leal, graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá, gerente administrativo do Banco Itaú desde 1999, diretor executivo da secretaria de saúde do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro desde 2003).

10h30 - 2º painel: A saúde no trabalho - transtornos, doenças e lesões profissionais (com Michelle Monteiro, graduada em Medicina pela Unirio e médica do TRT desde 2011; Élcio Carneiro, psiquiatra, médico do trabalho e consultor da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho).

11h45 - 3º painel: A justiça como palco das reparações pelas degradações do ambiente laboral (com João Berthier, membro do Ministério Público do Trabalho e professor concursado da PUC/RJ e Uerj; João Tancredo, advogado especializado em responsabilidade civil; e Cristiano Barreto, advogado e sócio da Barreto Advogados, escritório especializado em Direito do Trabalho).

Trabalho Seguro

Segundo dados de 2017 da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, mais de 549 mil pessoas se acidentaram no trabalho e registraram os acidentes por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) no país. Outras 98,7 mil pessoas também sofreram acidentes, mas as empresas não abriram a CAT. As estatísticas colocam o Brasil no quarto lugar do ranking mundial de acidentes laborais.

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSTJ) em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. No TRT, o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e o juiz Francisco Montenegro Neto são gestores regionais, e como unidade executora está a Coordenadoria de Disseminação da Segurança do Trabalho e Responsabilidade Socioambiental (CDIS).

Seminário “Como vai você? Diálogos sobre o Trabalho Seguro”
Data: 30/8
Horário: das 9h às 13h
Local: 4º andar do prédio-sede do TRT/RJ (Av. Presidente Antonio Carlos, 251, Centro, Rio de Janeiro, RJ – entrada pela Rua da Imprensa)
Inscrições: Clique aqui
Mais informações: cdis@trt1.jus.br

Fonte: TRT da 1ª Região (RJ)