Voltar

Prevenção de assédio moral é tema discutido durante visita de juíza a Hospital de Palmeira dos Índios, em Palmeira dos Índios (AL)

(19/12/2019)

Na última quinta-feira (12), o Hospital Regional Santa Rita, da cidade de Palmeira dos Índios, recebeu a visita da juíza Carolina Bertrand, gestora regional do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL). Na ocasião, a magistrada conversou com diretores, gestores e funcionários sobre adoecimento mental e assédio moral no ambiente de trabalho, bem como esclareceu dúvidas e distribuiu “Cartilhas de Prevenção ao Assédio Moral - Pare e Repare, por um ambiente de trabalho positivo", produzidas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A visita foi acompanhada pelo superintendente adjunto da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTb/AL), Bruno Araújo. Na oportunidade, a juíza Carolina Bertrand elencou várias atitudes que podem ser tipificadas como assédio moral no ambiente de trabalho e transmitiu dicas acerca de seu enfrentamento. Ela ressaltou que esse tipo de assédio pode ocorrer tanto de forma vertical quanto horizontal. O primeiro é aquele praticado pelo chefe contra o subordinado; já o segundo, é cometido por colegas que ocupam o mesmo nível hierárquico.

Prevenção

A magistrada enfatizou que a prevenção é a melhor maneira de enfrentar o problema, e que as empresas devem procurar manter o ambiente sempre saudável, abrir canais para escutar e dar suporte aos trabalhadores acometidos pelos mais variados tipos de assédio. “O segmento da saúde é um dos mais afetados pelos adoecimentos psíquicos, estresse e depressão”, ressaltou.

A juíza foi recebida pelos médicos Roberto Salgueiro, provedor da unidade hospitalar, e Cícero Cavalcante, cardiologista.  De acordo com Salgueiro, o Hospital Regional Santa Rita é a maior empresa da cidade de Palmeira dos Índios, com cerca de 500 empregos diretos.

As visitas às unidades hospitalares e a seus setores administrativos vêm sendo realizadas pelas gestoras regionais do Programa Trabalho Seguro no TRT, juízas Carolina Bertrand e Bianca Calaça. A iniciativa visa chamar atenção para a importância da prevenção de enfermidades relacionadas aos trabalhadores da saúde. De agosto a dezembro deste ano, as magistradas já visitaram os Hospitais Universitário, Sanatório, Veredas, Unimed, Arthur Ramos e Santa Rita.

Fonte: TRT da 19ª Região (AL)