Voltar

Prevenção a acidentes de trabalho é tema de palestra em Sinop (MT)

(04/06/2019)

Patrões, empregados e membros de comissões internas de prevenção de acidentes (CIPAs) participaram de uma palestra sobre trabalho seguro no Foro Trabalhista de Sinop (MT). O evento foi realizado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), coordenado pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso, em parceria com a seccional local Ordem dos Advogados do Brasil.

O evento, que integrou as atividades relacionadas com o mês do trabalhador, comemorado em maio, buscou mostrar a importância da prevenção aos acidentes de trabalho e, ainda, as consequências para a família, empresa e sociedade. Para isso, a programação contou com palestras ministradas pela juíza da 2ª Vara do Trabalho de Sinop (MT), Bruna Terçarioli, e dos advogados Douglas de Melo e Diego Luiz.

Segundo o presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da OAB/Sinop, John Lincoln, a campanha foi um sucesso. “O evento foi esclarecedor e abriu a visão do empresariado de Sinop sobre a importância da prevenção”, destacou. Para ele, a capacitação foi resultado de uma parceria para levar informação à sociedade. “A OAB é uma instituição da sociedade organizada que preza por levar serviços à comunidade”, explicou.

As ações de prevenção são necessárias para combater os altos índices de acidentes de trabalho em Mato Grosso. Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 52 minutos um trabalhador é vítima de acidente de trabalho no estado. São cerca de 73 mil casos estimados desde 2012, com aproximadamente 730 mortes, uma a cada três dias e meio.

A agropecuária é o setor produtivo com maior registros em Mato Grosso. Entre 2012 e 2017, foram contabilizados cerca de 18 mil casos, mais da metade deles (10 mil) só nos setores de abate de animais. Em seguida, aparece a atividade hospitalar, com 3,8 mil acidentes, seguido pelo transporte de cargas e comércio varejista, respectivamente com 1,9 mil e 1,7 mil registros.

Prevenção

A Justiça do Trabalho da 23ª Região (MT) realiza, desde 2012, uma série de ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho. Elas são coordenadas pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes (Getrin23), vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Para o biênio 2018-2020, as ações realizadas pelo grupo são voltadas para o tema “Violência no trabalho: enfrentamento e superação”. A temática foi escolhida para conscientizar sobre a importância de combater práticas que ocorrem no ambiente de trabalho e que podem resultar em problemas físicos e psicológicos.

Fonte: TRT da 23ª Região (MT)