Voltar

Porto de Imbituba (SC) adere ao Programa Trabalho Seguro

(19/12/2019)

A partir de 2020, os trabalhadores do Porto de Imbituba (SC) poderão participar das ações do Programa Trabalho Seguro, iniciativa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O Termo de Adesão ao Programa foi assinado este mês pelo diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler. O objetivo da parceria é fomentar a cultura da segurança no ambiente organizacional, a partir de ações de conscientização nas empresas e instituições públicas e privadas.

As tratativas começaram em novembro, com a apresentação da iniciativa por um dos gestores regionais do Programa em Santa Catarina, juiz do trabalho Ricardo Jahn. O magistrado visitou o porto no dia 14 de novembro, junto com o presidente do Órgão Gestor de Mão de Obra de Imbituba (OGMO), Gilberto Barreto, e foi recebido pela diretoria executiva da Autoridade Portuária. Em Santa Catarina, cerca de 130 empresas já são parceiras do Programa, entre elas o próprio OGMO Imbituba.

Uma Comissão específica da SCPar dará continuidade ao programa no Porto. Em 2020, a equipe fará conversas de conscientização com os colaboradores da Autoridade Portuária eos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). Outras ações com o tema segurança e saúde no trabalho também já estão programadas, como a campanha Abril Verde, que busca desenvolver a cultura de prevenção de acidentes do trabalho.

Fonte: TRT da 12ª Região (SC)