Banner fixo lateral

Publicador de Conteúdos e Mídias

null O mundo do trabalho pós-pandemia será tema de seminário on-line no TRT da 1ª Região (RJ) 

Transmissão será realizada nos dia 19 e 20 de outubro.

Abrir um canal de comunicação com a sociedade sobre o cenário do mundo do trabalho após a pandemia de covid-19. Essa é a proposta do seminário on-line “Diálogos sobre o Trabalho Seguro II: Cenário Pós-Pandemia”, promovido pelo Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ). Voltado em especial a magistrados, servidores, advogados, procuradores, jurisdicionados e estudantes, o evento será transmitido ao vivo no período de 19 a 22/10, às 16h, pelo canal do TRT 1 no Youtube. Não é necessário fazer inscrição prévia (saiba mais, abaixo, sobre a concessão de certificados e horas de participação).

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Alves Miranda Arantes participará da abertura do encontro, que reunirá especialistas em diferentes áreas do conhecimento em quatro painéis, com cerca de uma hora e meia de duração cada um. O objetivo do evento on-line é aprofundar o diálogo com a sociedade para a construção de um mundo do trabalho mais saudável, sob os pontos de vista mental e emocional, diante de um novo e desafiador cenário econômico. 

Confira a programação:

19/10, 16h - 1°painel: "Desafios econômicos na pandemia"

Mediador: Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 1ª Região (Amatra1),  juiz do Trabalho Flávio Alves Pereira

Alessandro Molon,  deputado federal  – Graduado em Direito pela PUC-RJ com mestrado em História pela UFF. Professor de graduação em Técnica Legislativa pela PUC-RJ. 

José Luiz Pedro de Barros, gerente institucional de saúde e segurança do trabalho da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) - Membro da bancada Grupo de Estudo Tripartite Sobre Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (NR1), membro do Conselho de Relações Trabalhistas da CNI e assessor técnico do Conselho Empresarial Trabalhista e Sindical da Firjan                            

20/10, 16h - 2° painel: "Impactos emocionais da pandemia no mundo do trabalho"

Mediador: Juiz do TRT/RJ Cláudio Victor de Castro Freitas

Barbara Angélica dos Santos Carissimi, psicóloga – Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida, coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão de Crises e Mudanças da UVA, orientadora de equipe do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UVA, psicóloga clínica.

Élcio Carneiro Carvalho Junior, psiquiatra – Graduado em Medicina pela UFRJ, com residência-médica em Psiquiatria pelo Ministério da Saúde - Colônia Juliano Moreira. Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira. Médico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Titular da Academia Brasileira de Medicina Militar. Professor visitante da Universidade Federal Fluminense; consultor associado da Mistralis e consultor da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho.

21/10, 16h - 3° painel: "Desigualdade/antidiscriminação no trabalho"

Mediadora: Juíza  do TRT/RJ Barbara Ferrito

Almir Aguiar, secretário de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

Wallace de Almeida Corbo, professor da FGV  - Doutor e mestre em Direito Público pela UERJ. Professor na FGV Direito Rio. Foi Professor Substituto de Direito Constitucional e Administrativo na Faculdade Nacional de Direito da FND/UFRJ e Visiting Researcher na Harvard Law School. Advogado no escritório Galdino Coelho Advogados.

22/10, 16h - 4° painel: "Audiência virtual: Justiça do Trabalho e saúde" 

Mediadora: Presidente da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), juíza do Trabalho Cláudia Márcia de Carvalho Soares.

Volia Bomfim, desembargadora do TRT/RJ  – Graduada no curso de Direito nas Faculdades Integradas Bennett, em 1988, além de duas pós-graduações na Universidade Gama Filho: Direito do Trabalho e Processo Civil e Processo do Trabalho. Mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá e doutora em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho. Escreveu diversos artigos jurídicos, além de três livros;

Marcos Dias de Castro, juiz do TRT/RJ - Graduado em Direito pela UFRJ e em Ciências Sociais pela UFF, com pós-graduação em Administração Judiciária (FGV) e Relações Jurídicas do Trabalho (UFF). Mestrando em Direito do Trabalho e Previdenciário do PPGD da UERJ. Professor auxiliar da Universidade Cândido Mendes e juiz do trabalho Titular da 18ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

Sobre certificação de participação:

Serão atribuídas horas de formação para juízes do trabalho.

Para o publico externo: será fornecido certificado de participação a partir do dia 26/10, por meio de link disponibilizado na página do Programa Trabalho Seguro no portal do TRT/RJ.

Para os servidores: serão fornecidas horas de capacitação pela Esacs, a partir de 26/10,  por meio de link disponibilizado na página do  Programa Trabalho Seguro, no portal do TRT/RJ. 

Sobre o Programa Trabalho Seguro

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSTJ), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O TRT/RJ participa do Programa Trabalho Seguro, que tem como gestores regionais o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e o juiz Francisco Montenegro Neto, e como unidade executora a Coordenadoria de Disseminação da Segurança do Trabalho e Responsabilidade Socioambiental (CDIS).

Fonte: TRT da 1ª Região (RS)