Banner fixo lateral

Publicador de Conteúdos e Mídias

null Vem aí mais uma edição do evento "TRT no Divã"

Será a terceira edição do evento, que ocorre no Rio de Janeiro

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) promove, no dia 14/10, às 16h, a terceira edição do TRT no Divã. Desta vez, o tema abordado será Impactos da pandemia sobre a saúde mental no trabalho e o evento será transmitido pelo canal da Esacs no Youtube. Desenvolvido pela Divisão de Promoção da Saúde (DPROS), unidade vinculada a Coordenadoria de Saúde (CSAD) do TRT/RJ, o evento é aberto a todos os interessados e não exige inscrição prévia. 

Segundo o gestor da DPROS, Waldemir Maciel Bretas, o tema foi escolhido devido à sua importância, já que a pandemia tem agravado casos de ansiedade e depressão. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas é extremamente preocupante. Os números de depressão e ansiedade, que já eram altos no Brasil, cresceram ainda mais. No TRT 1, a situação não é diferente entre servidores e magistrados e, por isso, resolvemos debater o tema para proporcionar informações que possam ajudar os participantes a manterem sua saúde mental, qualidade de vida e satisfação no trabalho”, explica.

A roda de conversa será mediada pelos servidores que atuam na DPROS/CSAD: o psicólogo Tulio Coimbra e a assistente social Fernanda Berriel. O convidado é o psiquiatra e médico do trabalho, Raphael Araujo Melo, que também é mestrando em Master of in Healthcare Management, Flórida, Estados Unidos. Ele foi médico do trabalho do TRT 8ª Região (PA/AP) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, trabalha como consultor e perito judicial do TRT 2ª Região (SP) e realiza atendimento psiquiátrico na clínica Ecare, em São Paulo.

Programa

O projeto objetiva debater diversos temas relacionados à saúde mental com a eventual participação de profissionais convidados. Os encontros - conduzidos pelo psicólogo Tulio Coimbra e pela assistente social Fernanda Berriel - são ao vivo, mas ficam gravados; o que permite o acesso posterior.

A primeira edição do evento foi realizada presencialmente, em novembro de 2019, e abordou o tema “Dor, emoção e sofrimento emocional”, com a participação do médico psiquiatra e servidor do TRT/RJ, Erick Petry.

A segunda edição, realizada também presencialmente, em março de 2020, tratou do tema “Burnout e a sociedade do cansaço: uma conversa sobre as patologias do esgotamento”.

Fonte: TRT da 1ª Região (RJ)