Banner fixo lateral

Publicador de Conteúdos e Mídias

null Webinário marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho no TRT da 19ª Região (AL)

O Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) e a Escola Judicial (Ejud19) realizaram na última sexta-feira (24/7), o webinário “Saúde do Trabalhador e a Covid-19”. O evento – o primeiro no formato on-line promovido pelo Tribunal - marcou a passagem do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, comemorado em 27 de julho, e teve por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde laboral em tempos de pandemia.

O evento foi transmitido no canal oficial do TRT no YouTube, durou cerca de 3h, e contou com a participação de cerca de 180 espectadores, entre público externo e servidores e magistrados de diversos regionais, que interagiram com perguntas e comentários. Todos os participantes que assinaram a lista de presença disponibilizada durante a transmissão receberão os certificados via e-mail.

Abertura

A mediação ficou por conta da juíza do Trabalho Bianca Calaça, gestora Regional do Programa Trabalho Seguro (PTS) no TRT, que enfatizou que a realização do evento cumpre uma das metas definida para o biênio 2020-2022 pelo PTS, que tem como tema central “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais”. A magistrada deu as orientações iniciais sobre o webinário e passou a palavra para a desembargadora presidente Anne Helena Fischer Inojosa, que deu as boas-vindas aos palestrantes e participantes em nome do Tribunal, agradecendo o empenho das gestoras do Programa, juízas Bianca Calaça e Carolina Bertrand, para que o evento fosse realizado. Na sequência, o desembargador João Leite de Arruda Alencar, diretor da Escola Judicial, também agradeceu as presenças aos presentes e reforçou a importância da realização do evento, pela importância do tema abordado.

Ambiente saudável

A primeira palestra foi “Ambiente de trabalho saudável no pós-pandemia”, feita pelo desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, do TRT da 3ª Região (MG). Para o magistrado, que é gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, a pandemia vai impactar de três maneiras diferentes o ambiente de trabalho: no que diz respeito aos desafios da prevenção adequada; no retorno das atividades laborais; e nas ações reparatórias aos danos causados pela Covid-19.

Dentre outros temas abordados, falou sobre as mudanças históricas no estilo de vida do denominado novo normal e sobre o papel da Justiça do Trabalho no pós-pandemia; em como manter o ambiente de trabalho saudável; e de como o judiciário pode contribuir para garantir a segurança e saúde no trabalho.

Trabalho remoto

Na sequência, a juíza do Trabalho do TRT da 6ª Região (PE), Luciana Conforti, abordou o tema “Trabalho remoto e seus impactos na saúde do trabalhador”. A magistrada contextualizou o trabalho remoto no atual momento de pandemia, em que as telas se tornaram elementos imprescindíveis para a nossa comunicação com o mundo exterior e fomos obrigados a nos reinventar para a realização de atividades cotidianas.

“O teletrabalho já era uma realidade, mas no período da pandemia invadiu milhões de lares, sem pré-aviso ou qualquer preparo, confundindo os espaços e tempos de trabalho com a vida pessoal, da forma mais espaçosa e inconveniente possível”, afirmou.

Saúde mental

A terceira palestra, com o tema “Saúde mental do trabalhador em tempos de covid-19”, ficou por conta da psicóloga Luciana Cavalcante de Melo Soriano, que atua na gestão de pessoas da Unimed Maceió. Entre os temas abordados, foram destacados os múltiplos fatores sociais, psicológicos e biológicos que podem colocar em risco o nível de saúde mental de uma pessoa ou de grupos; as características dos comportamentos em tempos de pandemia, das reações emocionais e das sensações recorrentes; das reações comportamentais mais comuns; dos transtornos psíquicos mais frequentes.

A psicóloga ressaltou a importância de se pensar estratégias de enfrentamento ao momento, com o autocuidado; a prática de resiliência; de exercícios de respiração e meditação; cuidados com o corpo; além da necessidade de se estabelecer uma rotina, evitar o ócio e o excesso de informações.

Prevenção

A quarta e última palestra, com o tema “Saúde em tempos de pandemia”, ficou por conta da médica infectologista do Hospital Escola Helvio Auto Luciana Maria de Medeiros Pacheco, que ressaltou a importância da prevenção para minimizar muitos dos problemas na saúde pública. A médica fez um resumo histórico do início da pandemia na China até os primeiros casos no Brasil, de modo a correlacionar exercício laboral, condições de trabalho e risco de exposição ao vírus. Sobre o cenário da pandemia em Alagoas, com um número expressivos de casos confirmados de profissionais de saúde. Falou também, dentre outros tópicos, sobre as formas de transmissão direta e indireta, diagnóstico e tratamento da doença.

Durante o evento e ao final, foram respondidas perguntas enviadas pelo chat pelos participantes e feitos os comentários e agradecimentos pelos palestrantes.

Clique aqui para assistir a íntegra do evento no YouTube.

Fonte: TRT da 19ª Região (AL)