Banner fixo lateral

Publicador de Conteúdos e Mídias

null TRT da 1ª Região (RJ) abre espaço de reflexão sobre Burnout, a Síndrome do Esgotamento Profissional

(27/02/2020)

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) realiza, no dia 4 de março, das 14h às 15h30, no auditório do 10º andar do Fórum da Lavradio, a primeira edição do ano do projeto "TRT no Divã". A proposta é debater o tema Burnout e a sociedade do cansaço: uma conversa sobre as patologias do esgotamento. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Saúde (CSAD) do Tribunal, o evento é aberto a magistrados, servidores, terceirizados, advogados e demais interessados e tem como objetivo debater temas relacionados à saúde mental. Aqueles que não puderem comparecer no dia do evento podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Escola Judicial do TRT.

O psicólogo do TRT Túlio Coimbra, que participará do debate, esclarece por que o tema foi escolhido para a primeira edição do projeto de 2020: "Quadros depressivos e ansiosos despontam hoje como os transtornos mais prevalentes na clínica contemporânea. Somado a eles, um outro quadro, ligado essencialmente ao âmbito do trabalho, tem se manifestado de forma expressiva, o assim chamado Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional. Desse modo, podemos indagar: de que modo a prevalência de transtornos como esses dizem respeito às nossas formas de vidas modernas?".

TRT no divã

A primeira edição foi realizada no dia 6 de novembro de 2019, no prédio-sede, e abordou o tema “Dor, emoção e sofrimento emocional”. Na ocasião, o evento foi restrito ao público interno.Participam do debate três servidores do TRT lotados na Divisão de Promoção de Saúde (DPROS), unidade vinculada à CSAD: o psiquiatra Erick Petry, o psicólogo Túlio Coimbra e a assistente social Fernanda Berriel.

Fonte: TRT da 1ª Região (RJ)