Banner fixo lateral

Publicador de Conteúdos e Mídias

null Gestores do Programa Trabalho Seguro debatem temas de atuação para o biênio 2020/2021

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu, nesta quarta-feira (19), a primeira reunião do anoo dos gestores nacionais e regionais do Programa Trabalho Seguro, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF). O evento contou com exposições sobre segurança e saúde do trabalhador e com uma apresentação sobre o tema de atuação escolhido para o biênio 2020/2021.

O ministro Brito Pereira, no último dia de sua gestão na Presidência do TST e do CSJT, agradeceu a atuação dos gestores e destacou a relevância do programa Trabalho Seguro no período. “Estou aqui hoje para aplaudir e reconhecer a importância do programa e dizer o quanto aprendi sobre esse tema”, afirmou. “Considero que o Programa Trabalho Seguro e o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem são hoje uma grande parte da identidade da Justiça do Trabalho”.

Pauta

Na palestra “Questões atuais relevantes sobre segurança e saúde do trabalhador no Brasil e no mundo”, as médicas especialistas em Medicina do Trabalho Elizabeth Costa Dias Lauar e Márcia Bandini abordaram os perfis de adoecimento e os impactos que o trabalho exerce na saúde. Para elas, a saúde das pessoas está fortemente relacionada ao trabalho em pelo menos quatro dimensões: determinantes sociais no âmbito laboral; condições de trabalho; fatores de risco associados ao comportamento; e acesso a serviços de saúde e de saúde ocupacional.

Depois da palestra, os magistrados debateram possíveis temas para o biênio 2020/2021, considerando o histórico da instituição e sua importância no Programa Trabalho Seguro. “Trabalho contemporâneo” e “Fadiga no trabalho” foram algumas das sugestões, que serão encaminhadas à presidente do TST, ministra Cristina Peduzzi.

Os participantes também puderam discutir as dificuldades enfrentadas no último biênio, apresentar boas práticas e se atualizar quanto à descentralização orçamentária a ser realizada neste ano.

Confira aqui as fotos da reunião.

(VC/CF)

Fonte: CSJT