Voltar

Gestor do Trabalho Seguro visita minas de carvão no Sul de Santa Catarina

(04/12/18)

Gases tóxicos, explosões e máquinas pesadas. Na semana passada, o juiz e gestor do Programa Trabalho Seguro (PTS) do TRT-SC Ricardo Jahn visitou aquele que é um dos ambientes mais desafiadores à prevenção de acidentes: as minas de extração de carvão, onde diariamente atuam centenas de trabalhadores catarinenses. 

O magistrado foi até a cidade de Treviso, no Sul do estado, e esteve em duas minas da Carbonífera Metropolitana, empresa parceira do Programa. Lá ele pôde conhecer melhor o dia a dia dos trabalhadores e novas tecnologias de segurança, como um sensor de aproximação capaz de evitar que máquinas transportadoras possam colidir com os mineiros. 

“É um trabalho de alto risco e sempre vai haver algo que pode ser melhorado”, avalia o magistrado, citando como exemplo a evolução dos aparelhos usados para medir a qualidade do ar nas minas (as explosões controladas liberam poeira e gases tóxicos).

A visita do magistrado foi acompanhada pelo presidente da Federação dos Mineiros no PR, RS e SC, Genoir José dos Santos, que elogiou a iniciativa. “É mais um olhar que ajuda a divulgar a importância da prevenção. Há avanços, mas a segurança nas minas é algo que exige uma atenção constante”, ressalta.

Fonte: TRT 12