Voltar

Ciclo de palestras na 8ª Região (PA/AP) discute violência e assédio nas relações de trabalho

(06/11/2019)

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) promove este mês o "II Ciclo de Palestras "Violência e Assédio nas Relações de Trabalho". O evento será realizado no dia 12 de novembro, de 8h30 às 17h, no auditório Aloysio Chaves, no Edifício Sede do TRT, e discutirá temas atuais do mundo do trabalho e que têm impactado as relações entre empregados e empregadores em um mundo completamente modificado pelas transformações tecnológicas.

As mudanças nas relações de trabalho e o surgimento de novas formas de ocupações têm ampliado as discussões para questões que ainda acometem os trabalhadores como a violência no ambiente de trabalho e o assédio moral, que acabam resultando em doenças ocupacionais que contribuem para o afastamento de profissionais de suas atividades laborais.

Com a participação de desembargadores do trabalho, juízes do trabalho, advogados e professores de Direito, o evento é promovido pelo Programa Trabalho Seguro.

Programação

Seis palestras fazem parte da programação. A abertura será com a presidente do TRT, desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal, que abordará o tema "O Assédio Moral nas Instituições". Pós-Doutora pela Universidade Carlos III, de Madrid, na Espanha, Pastora Leal é professora de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA).

O juiz do Trabalho titular e professor doutor do curso de Direito da UFPA, Ney Stany Morais Maranhão, abordará o tema "A violência e o assédio no trabalho e seus reflexos no meio ambiente de trabalho". De acordo com o magistrado, a violência no trabalho é problemática antiga, mas sua discussão é recente na chamada sociedade pós-industrial. "A Justiça do Trabalho detém plena legitimidade para promover o debate público das temáticas da violência e do assédio moral nas relações trabalhistas, dada a sua nobre e abrangente missão institucional, que também toca aspectos relacionados a incremento geral de cidadania perante a sociedade em geral", afirmou o palestrante.

O evento é destinado a magistrados, servidores, estudantes de direito e também aberto para quem tem interesse nos temas que serão discutidos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail asdep@trt8.jus.br e do MentoRH.

II Ciclo de Palestras - Violência e Assédio nas Relações de Trabalho
Data: 12 de novembro
Hora: 8h30 às 17h
local: Auditório Aloysio Chaves (Tv Dom Pedro I, 746)
Inscrições:
Público externo: asdep@trt8.jus.br
Público interno: MentoRH

Fonte: TRT da 8ª Região (PA/AP)