Voltar

Vencedores do Concurso de Desenho recebem prêmios em Lages (SC), Rio do Sul (SC) e São Miguel do Oeste (SC)

(04/12/18)

“Ser criança é ser feliz, é correr e brincar até cansar, diga não ao trabalho infantil”. Com essa mensagem no topo da folha, a jovem Beatriz Ceconi Niendicker, da Escola Amália Daltóe Agostini, foi a vencedora do Concurso de Desenho “Trabalho Infantil não é brinquedo” em São Miguel do Oeste.

Assim como Beatriz, os alunos Rafael dos Santos Inácio, da Escola Paulo Cordeiro, de Rio do Sul, e Fabrício Cimas Scos da Silva, da Escola Nossa Senhora da Penha, de Lages, ficaram em primeiro lugar no concurso em suas respectivas cidades e receberam os prêmios nesta semana. Os três estudam no 4º ano do ensino fundamental.

Para ganhar o prêmio - uma bicicleta e uma caixa de lápis de cor -, os três primeiros colocados de cada município concorreram com outros estudantes de 3º e 4º anos de escolas públicas de sua região. Os primeiros lugares também ganharam uma bolsa de estudos de inglês, e seus professores, um tablet.

Milhares de estudantes de 12 cidades catarinenses participaram da iniciativa, promovida em parceria pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (Amatra12), o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem em SC e as Secretarias de Educação dos respectivos municípios, escolhidos de acordo com a vulnerabilidade potencial de seus alunos ao trabalho infantil.

A desembargadora e gestora regional do Programa, Teresa Regina Cotosky, destacou a abrangência da iniciativa. “Nós nem conseguimos mensurar o alcance social dessa ação. É possível até que alguns pais e mães dessas crianças que participaram já tenham passado pela situação de trabalho infantil”, afirmou a magistrada.

Rio do Sul

A juíza e gestora auxiliar do Programa em Rio do Sul, Julieta Malfussi, realizou a cerimônia de premiação no município na quarta-feira (21), no Fórum local. "Chamou a atenção a felicidade das crianças e o orgulho dos pais", disse ela.

Além dos estudantes, seus familiares e professoras, participaram do evento a diretora da Escola Estadual Paulo Cordeiro, professora Viviane, o diretor do Fórum de Rio do Sul, juiz Leonardo Fischer, e servidores da 1ª VT.

Lages

Em Lages, os prêmios foram entregues pela juíza e gestora regional do Programa Patrícia Pereira de Sant'Anna, em evento realizado na Secretaria de Educação do município. "A cerimônia foi emocionante e comoveu todos os presentes", disse ela. Também participou da premiação a secretária de Educação, Ivana Michaltchuk. 
São Miguel do Oeste

 

São Miguel do Oeste

Em São Miguel do Oeste, o concurso foi coordenado pelo juiz auxiliar do Programa para a região, Ozéas de Castro, que também realizou a entrega dos prêmios aos vencedores. A cerimônia ocorreu na quarta-feira (21), no auditório da Escola Municipal Emma Balke, e contou com a participação da secretária de Educação do município, Rosani Pellissari, do prefeito em exercício, Alfredo Spier, de diretores das escolas, professores, pais e alunos das turmas contempladas.

Fonte: TRT 12