Voltar

Vara do Trabalho de Coari (AM) realiza ato público contra abuso sexual de crianças e adolescentes

(14/05/2019) 

A Vara do Trabalho de Coari (AM) realizou no dia 7 de maio, em sua sede, ato público visando divulgar a campanha Faça Bonito, que busca proteger crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual. O ato foi organizado pela Vara do Trabalho. A campanha tem o apoio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, cujos gestores regionais são a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela e o juiz do trabalho Igo Zany Nunes Corrêa.

A juíza titular da Vara do Trabalho de Coari, Sâmara Christina Souza Nogueira, explicou o motivo da campanha durante a abertura do evento: mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O ato público foi organizado pelo juízo de primeiro grau em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Coari e com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, representada pelo advogado Cleyson Dantas.  

Palestra e dinâmica

A psicóloga Margarida Carvalho Rocha, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Coari, ministrou palestra sobre as políticas adotadas pelo município ao enfrentar questões de exploração sexual e de combate ao trabalho infantil.

Além da palestra, também aconteceram dinâmicas com o público. Em uma dessas dinâmicas, todos receberam a flor tema da campanha (que faz remissão à fragilidade e pureza das crianças) com um chocolate e o convite para que ampliassem o debate com suas respectivas redes de relacionamento: em suas casas (com seus familiares), em seus ambientes de trabalho (com seus funcionários, com seus clientes, divulgando no mural ou nos diálogos diários de segurança), nas igrejas em que frequentam, pois todos podem FAZER BONITO.

Em um segundo momento, com o intuito de divulgar os canais de denúncia (o disque 100 e o aplicativo de celular Proteja Brasil), foi lançado um desafio: a primeira pessoa que mostrasse o aplicativo baixado em seu celular ganharia um bolo, a ser retirado no juízo de primeiro grau de Coari no próximo dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A advogada Luciana Caxeixa Alfaia foi a ganhadora do prêmio.

Divulgação da campanha

Participaram do ato público advogados, jurisdicionados (que estavam usando as fitinhas laranjas) e toda a equipe de trabalho da Vara de Coari, que estava vestida com as camisas alusivas ao tema da campanha.

Ainda como parte da divulgação da Campanha Faça Bonito, o juízo de primeiro grau realizou no dia 8 de maio uma palestra no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), com os alunos do ensino médio daquela instituição. Ainda como parte da programação, serão realizadas ações em Codajás (AM), juntamente com o calendário de itinerância, no Centro Social Irmã Serafina e na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga, conhecida como Escola Padrão de Ensino Médio no município.

Fonte: TRT da 11ª Região (AM/RR)