Voltar

Seminário sobre trabalho infantil é realizado em Cuiabá (MT)

(10/10/2019)

Nesta segunda e terça-feira (7 e 8) é realizado, em Cuiabá (MT), o seminário “Alinhamento Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Programa Acessuas Trabalho”. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania e conta com a parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT).

A programação conta com a participação dos municípios mato-grossenses que atuam na erradicação do trabalho infantil e no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho. A intenção é alinhar, de forma conjunta, as políticas públicas a serem realizadas em Mato Grosso.

Políticas públicas

A abertura do evento contou com a participação do juiz auxiliar da presidência do TRT, Ivan Tessaro, que destacou a importância de desenvolver políticas públicas para prevenir e combater o trabalho infantil. “São fases da vida que precisam ser respeitadas para que as crianças e adolescentes se preparem para que, no momento oportuno, sejam inseridas no mercado de trabalho, com qualificação apropriada e, consequentemente, com um leque de oportunidades mais ampla”, destacou.

A secretária adjunta de Assistência Social, Leicy Lucas Miranda destacou a importância do evento para o fortalecimento dos serviços nos municípios de Mato Grosso. “A intenção é que os programas sejam realizados em todo o Estado de forma efetiva e que cumpram seus objetivos na proteção dos cidadãos”.

Segundo a secretária adjunta, a parceria com o TRT é essencial para o desenvolvimento das ações de combate ao trabalho infantil em Mato Grosso. “O Tribunal é um parceiro importante para efetivar políticas públicas no Estado. São necessárias parcerias e o envolvimento de todos para conseguir resultados efetivos”, pontuou.

Fonte: TRT da 23ª Região (MT)