Voltar

Campanha de Combate ao Trabalho Infantil da 8ª Região (PA/AP) chega ao Vaticano

(10/10/2019)

O Papa Francisco recebeu nesta segunda (7), no Vaticano, um presente especial das mãos da irmã Marie Henriqueta Cavalcante, coordenadora da Comissão Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na região norte. O presente foi um kit com duas camisetas, dois bonés, uma ventarola e uma caneca com a arte da "Campanha Círio 2019" do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).

As peças da campanha trazem a imagem da personagem Maria-menina, símbolo do TRT na luta contra o trabalho infantil, o catavento de cinco pontas, que é o símbolo mundial e a frase "Maria, Mãe da Igreja, pelo caminho da educação, guia as crianças e os adolescentes, afastando-os da violência e toda forma de exploração!" A entrega ocorreu durante o Sínodo dos Bispos, evento que está sendo realizado no Vaticano. De acordo com a irmã Marie Henriqueta Cavalcante, o Papa Francisco lhe disse que adorou o presente e que vai tomar café na caneca que recebeu da Comissão.

A campanha é coordenada pela desembargadora Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher, gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil.  "Uma forte alegria me invadiu ao ver as fotos do Papa Francisco recebendo o Kit da campanha "Cirio de Nazaré 2019" do TRT. É uma benção muito especial que nos fortalece na luta em defesa de crianças e adolescentes, sobretudo porque o Papa é um grande defensor da vida plena. Confesso que estou muito emocionada!", declarou a desembargadora Zuíla Dutra.

Segundo a juíza Vanilza Malcher, "é uma grande bênção e honra para nossa comissão ter a oportunidade de mostrar ao Papa Francisco que a Justiça do Trabalho está desenvolvendo essa campanha em prol das crianças e dos adolescentes. Somos muito gratas à Irmã Marie Henriqueta por esse presente, quando no momento em que estamos às vésperas do início de todo o movimento de súplica coletiva. Tudo isso nos inspira ainda mais e nos fortalece".

Campanha do Círio

A "Campanha do Círio 2019" foi lançada oficialmente no dia 30 de setembro, durante a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao TRT. Na próxima sexta (11), a Comissão participa da Romaria do Traslado, que leva a imagem da Virgem de Nazaré para Ananindeua e Marituba. No sábado (12), um pelotão, formado por voluntários, padrinhos-cidadãos, afilhados e parceiros do Tribunal, percorrerá o trajeto da Trasladação.

Os eventos terão a presença do ministro Breno Medeiros, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), vice-coordenador da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.

Sínodo da Amazônia

O Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica foi aberto no último domingo (6) na Basílica de São Pedro pelo Papa Francisco. Durante a missa de abertura, o Santo Padre convidou a todos a olhar para Jesus Crucificado e citou a luta dos povos que vivem na Amazônia.  "Muitos irmãos e irmãs na Amazônia carregam cruzes pesadas e aguardam pela consolação libertadora do Evangelho, pela carícia de amor da Igreja. Por eles, com eles, caminhemos juntos".

Fonte: TRT da 8ª Região (PA/AP)