Publicador de Conteúdos e Mídias

null TRT da 20ª Região (SE) promove capacitação sobre trabalho infantil

Curso foi realizado em dezembro

A “Capacitação de Coordenadores e Professores de Escolas Públicas do Estado de Sergipe”, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE), no período de 14 a 18 de dezembro de 2020, acontece com sucesso.

O evento conta com palestras proferidas pela Gestora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, a juíza Luciana Dória de Medeiros Chaves; pela advogada da OAB/SE, Verônica Passos Rocha Oliveira; pelo Procurador do Trabalho Raymundo Lima Ribeiro Júnior (MPT/SE) e pela psicóloga Luciene Aparecida Ribeiro.

Realizado de forma telepresencial, por meio da plataforma do Google Meet, o treinamento tem como objetivo a promoção de conteúdo informativo e educativo no sentido da erradicação do trabalho infantil, expondo como a exploração ilegal do trabalho de crianças e adolescentes ainda encontra meios de se perpetuar no país.

Segundo uma das palestrantes da capacitação, a psicóloga Luciene Aparecida Ribeiro, “é de grande importância tratar desse tema, pois crianças submetidas ao trabalho podem sofrer sequelas para o resto da vida, a exemplo de alguns aspectos físicos, tais como: fadiga excessiva, problemas respiratórios, doenças causadas por agrotóxicos, lesões e deformidades na coluna, alergias, distúrbios do sono, irritabilidade, entre outros.

”Isso sem contar que crianças e adolescentes se acidentam seis vezes mais do que adultos em atividades laborais, pois têm menor percepção dos perigos, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Fraturas, mutilações, ferimentos causados por objetos cortantes, queimaduras, picadas por animais peçonhentos e morte são exemplos dos acidentes de trabalho

Fonte: TRT da 20ª Região (SE)