Publicador de Conteúdos e Mídias

null Com episódio sobre combate ao trabalho infantil, novo podcast debate temas relacionados à atuação de comitês do TRT da 15ª Região (Campinas/SP)

O POD15 está disponível nas principais plataformas de streaming.

Com o objetivo de intensificar os debates sobre temas relacionados à atuação de comitês do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP), a Escola Judicial e a Coordenadoria de Comunicação Social lançam nesta segunda-feira (16/8) um novo canal de diálogo com os públicos externo e interno. Batizado de POD15, um podcast mensal com aproximadamente 15 minutos analisa, com a ajuda de especialistas e personagens, questões sobre trabalho infantil, trabalho seguro, trabalho escravo, discriminação e promoção de igualdade. O POD15 está disponível nas principais plataformas de streaming.

"O comprometimento social de magistrados e servidores do TRT vai além das atividades jurisdicionais e do trabalho feito nos gabinetes. Bons exemplos dessa atuação estão relacionados aos temas tratados por nossos Comitês, que agora ganham ressonância com o POD15", destaca o diretor da Escola Judicial, desembargador João Batista Martins César. O magistrado ressalta também a contribuição do podcast para um dos objetivos pedagógicos da Escola, que trata do fomento à humanização das relações no âmbito judiciário e da garantia dos princípios do Estado Democrático de Direito.

Inicialmente, o POD15 falará sobre temas relacionados à atuação dos Comitês de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, de Prevenção de Acidentes do Trabalho e para a Erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo, do Tráfico de Pessoas, da Discriminação de Gênero, Raça, Etnia e Promoção de Igualdade.

Lançamento

No primeiro episódio, o POD15 apresenta um pequeno retrato do trabalho infantil no Brasil e dos caminhos para erradicar essa chaga social. Participam dessa edição a secretária-executiva do Fórum Nacional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, a juíza do trabalho Eliana dos Santos Nogueira e Gedeão Andrade dos Santos, protagonista de um processo paradigmático no combate ao trabalho infantil julgado na 15ª Região.

Os entrevistados analisam como após quase duas décadas em queda a exploração do trabalho de crianças e adolescentes voltou a crescer recentemente, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).  Pelo menos 160 milhões de pessoas com menos de 18 anos estão, neste momento, em situação de trabalho, uma alta de 8,4 milhões nos últimos quatro anos.

Fonte: TRT da 15ª Região (Campinas/SP)